As ondas sonoras são ondas mecânicas com frequência entre 20 e 20.000 Hz. Elas podem ser caracterizadas de acordo com sua altura, intensidade e timbre. As ondas sonoras são ondas mecânicas que possuem frequência de vibração entre 20 e 20.000 Hertz.
Ondas sonoras são vibrações que ao penetrarem no nosso ouvido produzem sensações auditivas. Somos capazes de perceber sons com frequência entre 20 Hz até 20000 Hz. Sons com frequência abaixo de 20 Hz são chamados de infrassom e acima de 20000 Hz chamados de ultrassom.
Tipos de Ondas Mecânicas
→ unidimensionais: quando se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda; → bidimensionais: se a propagação ocorre em duas direções, que é o caso da onda gerada por uma perturbação na água; → ondas tridimensionais: que se propagam em três dimensões, como as ondas sonoras.
As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos.
A intensidade é definida como a razão da potência da fonte sonora pela área atingida pelas ondas. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida para intensidade deve ser w/m 2.
Os seres humanos conseguem captar ondas sonoras entre 20 Hz e 20.000 Hz. Por fim, a interferência está relacionada ao encontro de ondas sonoras que são transmitidas por fontes diferentes. Esse fenômeno é muito comum em bares, por exemplo. Isso porque, existem diversas fontes de som, como a voz das pessoas, a música, o barulho de copos, etc.
De manhã, é possível ouvir pássaros ou o barulho de inúmeros motores de carro. Tem ainda o barulho das motos, pessoas conversando e até o alívio sonoro das ondas do mar nas cidades litorâneas. Logo, a sensação do som é produzida por ondas sonoras. Visto isso, são caracterizadas como ondas mecânicas, ou seja, necessitam de um meio para se propagar.
A velocidade de propagação das ondas sonoras depende de dois fatores básicos: o estado físico do meio pelo qual as ondas propagam-se e a temperatura. Quanto ao estado físico do meio, quanto maior for a proximidade entre as moléculas do meio, mais veloz será o som, por isso as ondas sonoras são mais rápidas nos sólidos, depois, nos líquidos e, ...
Como fazer código de barras para MEI?
Como pagar conta de celular online?
Como tirar o imposto de renda no Bradesco?
Como pagar com código de barras no Internet Banking Caixa?
Como fazer pagamento com cartão PicPay?
Como pagar uma multa de trânsito vencida SP?
Como pagar multa pelo banco do Brasil?
Dá para confeitar com Nutella?
Quais as contribuições dos podcasts educativos na construção do conhecimento?
Pode usar Monovin no shampoo e no condicionador?
É bom passar Nistatina no rosto?
Como saber quantas contas tem no iPhone?
Como tirar relatório da impressora Samsung?
Como usar Pedra Hume Pós-parto?