Radiação solar, temperatura do ar e precipitação pluvial, são os principais elementos climáticos que influenciam diretamente no rendimento de grãos do feijoeiro.
A cultura do feijão-caupi exige um mínimo de 300 mm (milímetros) de chuva para que produza a contento, sem a necessidade de utilização da prática da irrigação. As regiões, cujos valores anuais de chuva variam entre 250 e 500 mm, são consideradas aptas para a implantação da cultura.
Fora isso, ainda podemos citar a intolerância do feijão a temperaturas extremas e presença de geada. De modo contrário às altas temperaturas, as baixas temperaturas provocam o aumento do ciclo do feijoeiro, impactando no número de vagens e, consequentemente, no número de grãos da produção de feijão.
Para obter resultados positivos na cultura de feijão, é preciso considerar alguns fatores, como temperatura, época e área de plantio, água, entre outros.
Elevadas temperaturas prejudicam o crescimento e o desenvolvimento da planta de feijão-caupi, exercem influência sobre o abortamento de flores, o vingamento e a retenção final de vagens, afetando também o número de sementes por vagem (Ellis et al., 1994; Craufurd et al., 1996b).
18 curiosidades que você vai gostar
Em condições de cultivo sob temperatura do ar elevada, tem-se observado a diminuição do número de vagens por planta, do número de grãos por vagem e da massa de grãos, o que afeta negativamente a produtividade (AIDAR et al., 2002). No presente estudo, a redução na massa de 100 sementes não foi observada (Tabela 2).
Médias acima de 30°C e abaixo de 12°C podem provocar abortamento de flores, vagens e grãos. Na fase de germinação, temperaturas baixas podem atrasar a emergência e também prejudicar o desenvolvimento das plantas.
Radiação solar, temperatura do ar e precipitação pluvial, são os principais elementos climáticos que influenciam diretamente no rendimento de grãos do feijoeiro. Para maximizar o aproveitamento desses elementos na condução do cultivo, são indicadas algumas práticas de manejo.
A semente incha e começa a germinar, rompendo o solo, ocasião em que os cotilédones atingem a superfície. Essa etapa ocorre quando 50% dos cotilédones já são visíveis e começam a se separar, terminando quando as folhas primárias se separam e se abrem. As primeiras folhas simples (primárias) iniciam seu desenvolvimento.
A cultivar tem ciclo abaixo de 65 dias (da semeadura à maturação dos grãos). Geralmente uma variedade de feijão possui ciclo de 90 dias, sendo as mais precoces com ciclo em torno de 75 dias. Este fato representa vantagem competitiva para o agricultor.
Temperaturas baixas reduzem os rendimentos de feijão, por provocar abortamento de flores, que por sua vez pode, também, resultar em falhas nos órgãos reprodutores masculino e feminino. Alta temperatura acompanhada de baixa umidade relativa do ar e ventos fortes têm maior influência no pegamento e retenção de vagens.
O feijão é sensível à falta de água durante o período de desenvolvimento, principalmente nos estádios reprodutivos, e a altas temperaturas no período de floração. A temperatura média do ar para o adequado desenvolvimento do feijoeiro situa-se entre 15 e 29 °C (Balardin, 2000).
O feijão, devido ao sistema radicular que possui, prefere solos soltos, leves, de textura areno-argiosa, mais ou menos profundos, ricos em matéria orgânica e em elementos fertilizantes. Os solos arenosos e permeáveis de aluvião são os preferidos. O feijão, como se vê, é uma planta muito exigente.
A cultura do feijão-caupi semeada nos espaçamentos de 40 cm e 50 cm apresentou maior produtividade do que quando semeada no espaçamento de 60 cm.
De acordo com Doorenbos & Kassam (1979), a necessidade de água do feijoeiro varia entre 300 e 500 mm para obtenção de alta produtividade.
Esses grãos são uma excelente fonte de fibras e proteínas vegetais. O feijão possui ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico, carboidratos e, além disso, atua no combate a diabetes, previne o câncer colorretal e gera inúmeros benefícios para a saúde.
Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional.
Existe uma certa variabilidade no ciclo do feijoeiro e a média geral se completa em 70 a 110 dias, dependendo da cultivar e das condições climáticas. Diferente da soja que atualmente mudou suas nomenclaturas do ciclo de duração para grupos de maturação, o feijão mantém a mesma.
O feijão-comum está entre os alimentos mais antigos do mundo. Seus registros estão diretamente associados à história da humanidade. No antigo Egito e na Grécia, os feijões eram cultivados e cultuados como símbolo da vida.
Cultura do feijão: a origem do grão
Por outro lado, achados arqueológicos de feijões domesticados na América do Sul, mais especificamente no Peru há cerca de 10.000 a.C., são indícios de que o feijoeiro teria sido domesticado na América do Sul e então levado para a América do Norte.
Ao plantar é necessário apenas uma semente por cova, depositada à 4cm da superfície. Entre plantas o espaçamento deve ser de 7cm a 10cm, oferecendo assim, liberdade para que as plantas cresçam sem competir com as vizinhas. O tempo de germinação do feijão é de aproximadamente 15 dias.
A produtividade da cultura depende diretamente da eficiência da polinização que, em condição natural, é feita por abelhas. A maior atividade destas ocorre em temperaturas altas — entre 21 °C a 39 ºC —, com ótimo entre 28 °C e 30 °C. Assim, de forma indireta, a temperatura também pode afetar a produtividade.
A qualidade é afetada pela interação com a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar e o teor de água do grão. A com- binação desses fatores pode deteriorar rapidamente a qualidade do feijão.
Chuvas prolongadas no período de desenvolvimento da cultura e, principalmente, durante a colheita, provocam redução na produtividade atrasa a colheita e provoca o acamamento das plantas, refletindo em baixo rendimento e na baixa qualidade dos grãos (HEINEMANN et al., 2009).
Plantas de dias neutros ou fotoneutras (PDN). São aquelas que florescem em uma ampla faixa de variação do fotoperíodo.
O que diferencia uma infração administrativa de um crime de trânsito?
Quais são os pontos positivos do novo ensino médio?
Qual é a cor do cabelo da Hinata?
Para que serve o protocolo Rarp?
Como é feito o tempero de miojo?
Quais são as modalidades de contratos administrativos?
Qual a verdadeira história do desenho Caillou?
Qual o valor do cachorro da Anitta?
O que é permutação simples exemplos?
Em qual EP Luffy derrota Big Mom?
Quais empresas não precisam de AFE?