Quem NÃO precisa de Autorização de Funcionamento? VI - Empresas que realizam exclusivamente a instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos para saúde estão dispensadas de ter AFE. Nesse caso, elas precisam da licença sanitária, emitida pelo órgão de vigilância sanitária local.
Quem não precisa de AFE ou AE
V - que realizam exclusivamente a instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos para saúde.
A Autorização de Funcionamento (AFE) é uma permissão da Anvisa para a empresa exercer atividades com medicamentos ou insumos farmacêuticos. Deve ser solicitada para início de atividades como: fabricar, distribuir, armazenar, transportar, importar ou exportar.
Para se realizar o transporte de medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene, saneantes e produtos para saúde, sejam eles vencidos ou não, a empresa deve obter Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) junto à Anvisa.
ATENÇÃO: A EMPRESA QUE TRABALHA COM MEDICAMENTOS CONTROLADOS PRECISA TER AFE ATIVA PARA SOLICITAR AE. A AE a ser obtida para as atividades que não estejam enquadradas no art. 3º da RDC n° 16/2014 não está condicionada à concessão de AFE, ou seja, mesmo se não tiver AFE a empresa pode peticionar AE.
20 curiosidades que você vai gostar
O registro na Anvisa é obrigatório para as empresas fabricantes e importadores de produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, ou seja, os produtos devem estar devidamente regulados para assim serem comercializados. Veja a seguir como saber se um produto precisa de registro na Anvisa.
O Certificado de Autorização de Funcionamento – ou Certificado de AFE –, como resultado, é o documento impresso emitido pela Anvisa que comprova que a empresa possui a Autorização de Funcionamento concedida. Confira o nosso texto Importação de Máscaras .
Existem dois tipos de certificados AFE, dependendo da atuação da empresa. O primeiro tipo é para as empresas que atuam no âmbito nacional, enquanto o segundo tipo é para aquelas voltadas à exportação.
- Definição de produtos para saúde de uso leigo: produto médico ou produto diagnóstico para uso in vitro de uso pessoal que não dependa de assistência profissional para sua utilização, conforme especificação definida no registro ou cadastro do produto junto à Anvisa.
Para que serve o Revitam Júnior?
Quantos dias posso tomar o chá de açafrão?
Para que serve o magnésio quelato 500mg?
Como ser uma pessoa que todos querem ter por perto?
O que é ser uma pessoa compreensível?
Como saber quantos pontos posso comer por dia?
Como a tecnologia revolucionou a área do desenho?
Como Madara sobreviveu à batalha contra Hashirama?
Como se escreve Obi-Wan Kenobi?
Em qual temporada o Kakashi morre?
Qual o investimento inicial para abrir um buffet infantil?
Como foi descoberto o megalodon?
Como o desempregado pode contribuir para o INSS?
Como faz pra entrar no Now United?