Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou na escola, um grupo considerável de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero, ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e diálogos acalorados.
Critérios para selecionar o que se adequa à sua necessidade. A seleção de um livro, entre tantas opções, pode ser feita de diversas maneiras. A mais frequente comigo é a indicação de amigos, que sempre me sugerem títulos de que gostaram muito ou que acreditam ser do meu agrado. Na maioria das vezes, acertam!
Na hora de escolher, é essencial pensar na diversidade do repertório apresentado aos alunos, ou seja, variar entre grandes nomes da literatura e autores contemporâneos, gêneros literários, tamanho e estilo do livro. Para permitir essa variedade é preciso rever o espaço que a literatura tem no planejamento.
A seleção do que vai ler é muito importante para qualquer leitor, pois é de acordo com sua escolha que a atividade de leitura começa a fazer sentido, a partir do interesse daquilo que está escrito, que está nas entrelinhas do texto.
- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia. - Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia.
Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.
Como escolher um livro infantil?
Então, para Cosson, é fundamental a escolha do texto que irá ser lido pelo leitor, um texto que traga ao mesmo uma vontade de ler, um desejo pelo novo, pela descoberta, pela novidade, pela história contada, a imaginação, a sedução, o prazer.
Pois, para se chegar à leitura literária, é necessário que o aluno seja um leitor competente e bastante crítico em relação ao que lê e, assim, tornando-se um cidadão letrado, percebendo que a leitura é um concerto de muitas vozes e nunca algo monótono, ou seja, é uma atividade na qual percebemos as vozes dos outros.
Aprender a ler e ser leitor são práticas sociais que medeiam e transformam as relações humanas [...], a leitura deve ser pensada como um processo linear (LAJOLO apud GERALDI, 2004, p. 91).
Você pode personalizar como o Painel de Leitura funciona e aparece, ou pode desativá-lo. Além de usar o painel de leitura para pesquisar rapidamente suas mensagens, você também pode visualizar as primeiras linhas de mensagens na sua lista de mensagens e pode dividir mensagens longas dividindo a janela de mensagem.
Como o império do Oriente foi formado?
Como começou a fama da família Kardashian?
Quando e onde surgiu a expressão nem que a vaca tussa?
O que significa uma educação continuada?
Qual a origem da escrita cuneiforme?
O que significa de vento em proa?
O que é ser praticante da Palavra de Deus?
Em qual região surgiu a feijoada?
Qual é a função de um lateral-direito?
Como é a história da Fada do Dente?
Como ser uma boa líder de ministério de dança?
Como ser um bom líder de jovens?
Como substituir o fermento biológico pelo natural?
O que Deus espera de um casal?