Por fim, a última etapa da unificação alemã deu-se com um conflito contra os franceses em 18, o qual ficou conhecido como Guerra Franco-prussiana. ... Os termos vexatórios impostos pela Prússia tinham como objetivo enfraquecer a França na Europa Continental durante um longo período.
Apesar disso, as revoluções de 1848 contribuíram para o fortalecimento do nacionalismo e da busca pela formação de um Estado-nação a partir de uma unificação territorial. Esse processo foi encabeçado pela Prússia, região mais desenvolvida nessa época, que via nele uma forma de garantir seu desenvolvimento econômico.
É neste contexto que se dá a unificação da Itália, em 1870, e da Alemanha, em 1871. O movimento de unificação de Itália (1840-1860) foi desencadeado pela revolução de 1848-1849. O grande objetivo desta revolução patriótica era, essencialmente, expulsar os austríacos do Norte e estabelecer um estado italiano coeso.
Zollverein foi a aliança aduaneira que teve como meta a liberdade alfandegária para os 39 estados alemães, o que favoreceu a liberdade entre as suas fronteiras internas facilitando assim o maior comércio e uma maior estrutura para os processos industriais, excluindo o Império Austríaco, que era rival do Reino da ...
Mesmo não obtendo sucesso, o nacionalismo italiano ainda teve forças para avivar suas tendências políticas. ... Só com o interesse da burguesia industrial do norte da Itália, politicamente patrocinada pelo primeiro-ministro piemontês Camilo Benso di Cavour, que o processo de unificação começou a ter maior sustentação.
O Tratado de Latrão foi assinado em 1929, pela Santa Sé e governo da Itália, e colocou fim ao desentendimento conhecido como Questão Romana. ... A assinatura desse tratado também ratificou a criação do Estado da Cidade do Vaticano, garantindo a soberania sobre um pedaço de terra para a Igreja Católica, em 1929.
Neste resumo, você vai conhecer sobre o processo que levou à unificação da Itália e Alemanha, os motivos e interesses da burguesia, as lutas e conflitos e o Risorgimento italiano. Ao terminar de ler, confira outros recursos para você aprender mais, como videoaulas, questões, mapas mentais, dentre outros
Itália e Alemanha, porém, não tinham o seu território unificado, o que prejudicava os interesses econômicos da burguesia destas regiões. Depois do Congresso de Viena, em 1815, a Itália foi dividida em vários reinos, ducados e estados pontifícios, ou seja, que pertenciam à Igreja Católica.
Com o liberalismo trazido pela Revolução Francesa, os movimentos nacionalistas italianos lutavam pela unificação política do país. Contudo, com as derrotas sofridas na Revolução de 1848, o sonho de formar um só país parecia enterrado.
01. (Ufv) A unificação política da Itália, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi um processo tardio, considerando o contexto histórico europeu. Sobre esta unificação é CORRETO afirmar que ela: a) possibilitou a sua participação na corrida colonial, envolvendo-a no domínio do mercado internacional juntamente com a Inglaterra e a França.
Quais são as complicações possíveis de uma transfusão sanguínea?
Quais são as divisões de distância na defesa pessoal?
Qual o exército mais forte do mundo?
Quantos reais o dono do Free Fire ganha?
Qual a diferença entre jeans e denim?
O que é plano de controle tecnológico?
Quais são as funções de uma diarista?
Por que as florestas tropicais são importantes e por que devem ser protegidas?
Quantos caracteres tem a página de um livro?
Que horas Cai o seguro-desemprego na conta corrente?