Autoritarismo e centralização Ainda que originalmente o plano era que a URSS tivesse uma sociedade democrática, em substituição à autocracia czarista, o bloco acabou tomando o caminho do autoritarismo, consolidado com a ascensão de Josef Stalin ao poder, em meados da década de 1920.
A União Soviética, ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), existiu durante grande parte do século XX, foi a maior nação do planeta e ficou marcada por ser a grande representante da ideologia socialista.
União Soviética foi uma nação que surgiu como resultado da implantação do socialismo na Rússia. Foi a grande potência que rivalizou com os EUA durante a Guerra Fria. ... A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista.
Uma união de várias repúblicas soviéticas subnacionais, a URSS era governada por um regime unipartidário altamente centralizado comandado pelo Partido Comunista e tinha como sua capital a cidade de Moscou. A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial.
O envolvimento do país na Guerra do Afeganistão e o acidente nuclear que aconteceu em Chernobyl, em 1986, contribuíram para o fim da URSS, pois impuseram pesados gastos a um país com uma economia já fragilizada.
QUAIS ERAM OS OBJETIVOS DOS EUA E DA URSS NA GUERRA FRIA? A União Soviética tinha, em geral, objetivos mais tangíveis, como o território, enquanto os Estados Unidos tinham objetivos mais intangíveis, buscando estabelecer os rumos gerais da política internacional.
No período em que existiu como estado federal soberano foi o segundo maior país do mundo e a segunda potência mundial. As raízes da URSS estão na Revolução de 1917 e na Guerra Civil Russa (19).
Consequências do Fim da URSS Com o fim da URSS, o mundo passou a ter somente o capitalismo e o liberalismo como ideologia econômica e política. O fim do regime soviético inaugurou o processo da globalização e da economia de mercado que dominam o planeta atualmente. Além disso, verificamos que:
Mikhail Gorbachev foi o último governante da URSS e realizou reformas que levaram à dissolução do país em 1991. Mikhail Gorbachev defendia a necessidade de reformas a fim de restabelecer a União Soviética, e, para isso, colocou em prática a perestroika (reconstrução econômica) e a glasnost (transparência política).
Uma vez que a URSS deixou oficialmente de existir, a população passou a retirar e derrubar todos os símbolos do socialismo como estátuas de Lenin, Stalin, Trotski, Marx e demais líderes do partido. Leia mais: Stalinismo na URSS. Este conteúdo foi útil?
O que é um requerimento escolar?
Para que serve a caneta preta?
Como fazer para expulsar o saco gestacional?
Quantos watts pode matar uma pessoa?
São órgãos que compõem o Poder Judiciário brasileiro exceto?
Quanto tempo dura uma constelação familiar?
Quantas vezes é preciso fazer cauterização?
Qual a importância do saneamento para a vida humana?
Como surgiram os gigantes no mundo?
O que melhora desempenho do Excel?
Como funciona a Câmara dos Lordes?
Quais profissões ganham 50 mil por mês?
Como calcular a massa molecular de uma substância?
Quais fatores influenciam o tamanho da população humana?
Qual horário dormir para crescer?
Qual o prazo para receber a cnh renovada?