Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e exercem a função de adjunto adnominal do antecedente. bem-sucedida. que fez sucesso.
As alternativas que apresentam orações subordinadas adjetivas restritivas são: a) ( ) A irmã, que era cega, foi à festa com ele. b) ( ) Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora. c) ( ) Meu esposo, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As orações subordinadas adjetivas são aquelas que desempenham a função de adjunto adnominal em relação à oração principal. trata-se de uma oração introduzida por um pronome relativo, a qual exerce função adjetiva.
Orações SubordinadasAs orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. ... As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. ... Leia também: Exercícios de orações subordinadas adjetivas.As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio.
43 curiosidades que você vai gostar
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, etc. Exemplos: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.
Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
Orações subordinadas adjetivas são as orações que têm a função de caracterizar um termo da oração principal, ou seja, funcionam como adjunto adnominal, exercendo a mesma função de um adjetivo. As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.).
No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.
c) São dela, as palavras que convencem… --> São dela, as palavras convincentes… d) Lamento, mas essas são atitudes que não posso perdoar. --> Lamento, mas essas são atitudes imperdoáveis. e) Tenho amigos que praticam esportes.
Oração subordinada adjetiva restritiva
Ao contrário das explicativas, as restritivas, como o próprio nome sugere, delimitam o escopo semântico do substantivo anterior; por isso, são indispensáveis para o completo entendimento de uma sentença. Além disso, não são marcadas pelo uso da vírgula.
5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa
Oração Subordinada Substantiva Predicativa realiza a função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Essa oração aparece sempre depois do verbo ser. Como por exemplo: O melhor é que aprendi a matéria.
Tipos de oração
Oração absoluta - é assim chamada quando há apenas uma oração, ou seja, o período é simples. Exemplo: Contemple a beleza das flores. Oração coordenada - quando o período é composto, mas as orações são independentes, não precisando das outras para fazer sentido.
Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.
São divididas em cinco tipos:Conjunções Aditivas.Conjunções Adversativas.Conjunções Conclusivas.Conjunções Explicativas.Conjunções Integrantes.Conjunções Causais.Conjunções Comparativas.Conjunções Concessivas.
As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.
g) Orações subordinadas adverbiais finais: Expressam finalidade, objetivo ou fim. São introduzidas pelas locuções conjuntivas para que, a fim de que. Exemplo: Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.
Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Como escrever um polinômio na forma completa?
Como representar ligação iônica?
Como aquecer o frango assado sem ressecar?
Como dar entrada na isenção do Imposto de Renda?
Como reproduzir músicas no celular?
Como escrever conjunto infinito?
Como jogar Ludo com outra pessoa?
Como jogar Nintendo 64 no computador?
Como investir em ações pelo Banco do Brasil?
Como brincar de bingo das palavras?
Quando usar have para perguntas?
O que fazer para corrigir meus defeitos?