Cores opacas ou sujas: incluindo tons e sobretons de outras cores, são aquelas obtidas a partir da diminuição da luminosidade do círculo cromático (composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias) e expressam seriedade e escuridão.
Embora as quantidades pareçam enormes, as contas não são complicadas e o número total de cores que uma pessoa vê é cerca de: 1000 x 100 x 100 = 10 000 000 (10 milhões).
Cores diferentes podem ter a mesma intensidade, considerando o conceito do mesmo grau de claridade ou obscuridade e relacionado à quantidade de branco ou preto contidos em cada caso. Quanto mais brilho tiver uma cor mais dará a impressão de aproximação do objeto.
Círculo cromático: cores primárias (vermelho, amarelo e azul), cores secundárias (laranja, verde e roxo) e cores terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-arroxeado e azul-esverdeado).
Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.
29 curiosidades que você vai gostar
Dentro dessa classificação astronômica, o Sol é considerado uma estrela anã amarela.
Essas medidas de comprimento de onda equivalem, respectivamente, ao azul e ao verde. Nosso cérebro “mistura” essas informações e acabamos interpretando a cor do Sol como sendo amarela. Mas, na verdade, o Sol é verde-azulado, se fôssemos realmente definir uma cor para a sua superfície.
Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.
A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.
Segundo a MetSul Meteorologia, esse aspecto alaranjado se deve às nuvens e é resultado do fenômeno de refração dos raios de sol nos núcleos de granizo presente nas nuvens frias. “É como se fosse o prisma, que gera as cores.
Ela explica que isso acontece porque a luz solar percorre um caminho maior na atmosfera e interage mais com as partículas. "Temos condição de espalhamento da luz do sol. E aí as partículas se espalham na cor laranja, vermelho e algumas vezes até em tons de rosa.
A regra geral diz que a Lua se mostra mais amarelada e até alaranjada quando se encontra baixa no céu, e mais branca quando está mais alta. Fato é que a Lua é um satélite sem luz própria, ela apenas reflete a luz solar - que é branca, mas formada por ondas de vários comprimentos, portanto, de várias cores.
A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.
Uma grande bola de luz
O pico do comprimento de onda do Sol é de cerca de 550 nanômetros (bilionésimos de um metro, uma maneira comum de medir o comprimento de onda da luz). Este é amarelo-esverdeado. Assim, em um dia ensolarado, a cor que reflete mais luz será amarelo-esverdeada.
O céu é azul porque, quando os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno do espalhamento, que destaca a luz de cor azul.
Olhando da superfície da Terra, o céu assume cores diferentes dependendo da hora. Se for dia, exibe uma cor azul; se estiver no finalzinho da tarde, ganha tons avermelhados; se for noite, fica preto.
As estrelas de sequência principal, chamadas de estrelas anãs, são a absoluta maioria das estrelas no Universo, o nosso Sol, por exemplo, trata-se de uma anã amarela, uma estrela de sequência principal de “baixa temperatura” quando comparada às estrelas mais quentes, como as anãs azuis.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho.
Mistura entre cores primárias
As cores secundárias, de acordo com a teoria das cores, são formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias. Elas são: o laranja, o verde e o roxo (violeta).
O que significa reabilitação física?
É solitário andar por entre a gente?
O que é uma avaliação contínua?
Precisa de advogado para reconhecimento de paternidade?
Quantas horas de jogo tem o God of War 1?
Qual é o nome da filha de Regina Duarte?
Quais são os pressupostos da responsabilidade subjetiva?
É possível engravidar 45 dias após o parto?
Qual o nome que combina com Yuri?
O que é um endereço IP no padrão IPv4?
Como deixar a borracha mais dura?
Quais os elementos da paisagem antrópica?
Quais os benefícios de comer pepino com casca?