Tipos de radiaçõesa) Radiações não ionizantes.b) Radiações ionizantes.- Radiação Alfa (2α4)- Radiação Beta (-1β0)- Radiação Gama (0γ0)a) Radiações não ionizantes:b) Radiações ionizantes.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama.
...
Nenhuma transmutação se verifica pelos raios gama.Os raios gama são partículas, ou fótons, de energia eletromagnética.Núcleo do radio.Os raios gama são liberados quando um núcleo, após uma desintegração radioativa, fica num estado de alta energia.
2- Tipos de radiaçõesRadiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Radiações Alfa, Beta e Gama.
23 curiosidades que você vai gostar
Os tipos de radiações ionizantes mais comuns são: os raios-X, que são usados em aparelhos de radiologia para uso médico, e as partículas alfa e beta, e os raios-gama, emitidos por núcleos de átomos instáveis, ou seja, átomos radioativos.
Ondas eletromagnéticas -c - TiposAs ondas de rádio. As ondas de rádio são as que possuem a menor frequência e, consequentemente, os maiores comprimentos de onda, que vão de 10 m a 10 km. ... Microondas. ... A radiação infravermelha. ... A radiação visível. ... A radiação ultravioleta. ... O raio X. ... A radiação gama.
Processo natural e artificial
Por exemplo, o urânio, o polônio, o tório e o rádio. Já a radioatividade artificial acontece quando há o bombardeamento de um átomo com partículas aceleradas, como a alfa, a beta, o nêutron o próton e outros. Nesses casos, surgem outros elementos que não são encontrados na natureza.
As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).
Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.
Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Se um fundo de investimento tiver um Alfa positivo, por exemplo, significa que um ativo ou carteira de ativos superou a expectativa de rendimento prevista. Já o índice Beta é usado para medir o risco sistemático de um ativo usando como comparação o comportamento do mercado.
A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.
A radiação alfa é um tipo de radiação nuclear ionizante, isso quer dizer que pode interagir e danificar estruturas de átomos e moléculas. É também chamada de raios alfa ou partículas alfas. São partículas carregadas que apresentam dois prótons e dois nêutrons.
As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.
Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Uma reação de transmutação artificial ocorre quando núcleos estáveis de elementos naturais são bombardeados com diferentes partículas (alfa, beta, próton, nêutrons, etc.), transformando-se em núcleos de outro elemento químico.
O infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.
As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.
Existem vários tipos de radiação eletromagnética dependendo do comprimento de onda e freqüência como é mostrado na figura que segue. Uma estrela é um corpo celeste composto de gases quentes que emite radiação eletromagnética, em especial a luz visível, como resultado das reações que ocorrem em seu interior.
O acidente de Chernobyl liberou cerca de 100 MCi (megaCuries), ou 4.1018 becquerels, dos quais cerca de 2,5 Mci foram de Césio-137 – o maior acidente radioativo da humanidade.
Os átomos que decaem, emitindo radiação, são conhecidos como radioativos.. Essa radiação (com ou sem partículas) é chamada de “nuclear” por se originar do núcleo do átomo, e os dois tipos têm em comum a capacidade de interagir com a matéria à sua volta, alterando sua estrutura.
Como saber onde está o vínculo Excel?
Como mudar de servidor no World of Warcraft?
Como mudar o áudio de um filme na TV?
Como mudar o tempo de um slide?
Como alterar o ícone de uma pasta no Windows 10?
Como mudar o visual para ficar mais bonita?
Como alterar o áudio do WhatsApp?
Como foi a participação popular no processo de unificação da Itália?
Qual foi a primeira modalidade feminina incluída nos Jogos Olímpicos?
Qual a causa da morte de Che Guevara?
Como é a escrita egípcia e como foi decifrada?
Como eram gravadas as cenas de Carga Pesada?
Como aconteceu a queda do Império Assírio?
Como foi a infância de Marcelino Champagnat?
Como a Coreia do Sul se tornou um país de primeiro mundo?
Como foi a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial *?