Diodo Ideal. Na aproximação ideal o diodo funciona como um condutor perfeito (resistência nula) quando diretamente polarizado e como um perfeito isolante (resistência infinita) quando reversamente polarizado.
Pelo fato de que os diodos fabricados não são ideais, a condução de corrente elétrica no diodo (polarização direta) sofre uma resistência menor que 1 ohm, que é quase desprezível.
Identificar o anodo e o catodo com um medidor
O diodo é virado em cada imagem. Se o ohmímetro lê uma resistência finita, isso significa que o diodo está conduzindo uma pequena corrente na direção direta, e o terminal de fio vermelha + do medidor está conectado no anodo.
Se o diodo estiver aberto, ou seja rompido, as leituras darão "fundo de escala" ou muito maiores do que 0,8V. Diodos que sofreram grande aquecimento podem alterar suas características e passar a não funcionar adequadamente.
A partir do valor limite Vγ = 0,7 [V], a corrente através do diodo pode aumentar substancialmente sem que isso cause um aumento significativo na queda de tensão através do diodo. Verifica- se, portanto, que na faixa de valores Vd > 0,7 [V], o diodo comporta-se praticamente como um resistor de baixíssima resistência.
22 curiosidades que você vai gostar
Por exemplo, no caso da polarização direta, podemos ver que o diodo real começa a subir apenas 0,4 ou 0,5 volts, "subindo" plenamente quando chega na casa dos 0,7 (se for de silício). Já no Ideal, a curva não é bem uma curva, e sim uma coluna, já que ele, por ser perfeito, conduz a partir de 0,000000...1 volts.
Quando polarizado diretamente, o diodo permite a passagem da corrente elétrica. Em contrapartida, se o diodo for polarizado de forma reversa, atuará como um opositor de corrente. Um diodo ideal é aquele que permite a passagem da corrente elétrica com resistência zero.
O diodo ideal entra em condução com qualquer valor positivo maior que zero aplicado diretamente sobre ele. Já no diodo real, a tensão direta deverá ser superior a tensão da barreira de potencial, que é sua tensão direta.
IR = Corrente inversa (ou reversa) máxima (Maximum Reverse Current) – é a corrente que circula pelo diodo quando ele é polarizado com a tensão inversa máxima (DC), Também encontramos esta corrente indicada como “corrente de fuga”(leakage current).
As características de um diodo ideal são aquelas de uma chave que pode conduzir corrente somente em um sentido. o eixo da tensão. Um dos parâmetros importantes para o diodo é a resistên- cia no ponto ou região de operação. Se considerarmos a região de condução definida pelo sentido de 1, e polaridade V, na Fig.
Essa tensão reversa máxima é o maior valor de tensão possível que se pode aplicar sobre o diodo na polarização reversa. A corrente sobre o diodo pode assumir diferentes nomenclaturas dependendo da região de operação. Desse modo, pode ser corrente direta, corrente reversa de fuga e corrente de avalanche.
Mesmo sem estar ligado a um circuito, é possível testar o diodo com o uso de um multímetro digital selecionando a escala de resistência. ... Caso o valor de resistência obtido seja relativamente baixo em um sentido (polarização direta), e alto no outro (polarização inversa), o diodo está funcionando normalmente.
RESISTÊNCIA ESTÁTICA
É a resistência ôhmica apresentada pelo corpo do diodo no ponto quiescente quando o mesmo opera em C.C.; também conhecido como resistência DC. Uma vez determinada a resistência estática, o diodo pode ser substituído por um resistor com este valor.
Os diodos são indicados em esquemas por um símbolo (—▷|—) que mostra como o diodo deve ser instalado. Uma seta aponta para uma barra vertical que tem uma linha contínua saindo dela. A seta indica o lado positivo do diodo, enquanto a barra vertical indica o lado negativo.
Equação para a Reta de Carga.
Onde R é a resistência da fonte e vale 100 Ω, E = 2V e VD é a tensão no diodo. Como esse é um circuito em série, sua corrente é a mesma em qualquer ponto do circuito. Portanto plotamos esse ponto ( I = 20 mA e V = 0 V ).
A tensão reversa máxima sobre o diodo ocorre quando vS está no seu pico negativo e é igual a 24 + 12 = 36 V.
Quando um diodo esta polarizado inversamente ele não conduz. Polarizamos um diodo inversamente quando temos o polo positivo da fonte ligado ao catodo do diodo e o polo negativo da fonte ligado ao anodo. Desta forma, o diodo funciona bloqueando a passagem da corrente.
Simbologia DíodosDiodo Zener.Diodo varicap.Diodo túnel.Diodo Schottky.Fotodíodo.Diodo emissor de luz (LED)Diodos Gunn. Tipo de Diodos.Diodo PIN. Tipo de Diodos.
Portadores Majoritários e Minoritários
Neste caso, cada elétron livre deixa na banda de valência uma lacuna, isto é, a concentração de elétrons livres e lacunas é a mesma. ... Neste caso, chamamos os elétrons de portadores majoritários e as lacunas de portadores minoritários.
No gráfico, o verde significa polarizado diretamente, o azul reversamente e o vermelho é a zona de ruptura, onde se a tensão reversa for maior que |Vbr|, a junção PN do diodo se rompe, em outras palavras, o diodo queima.