Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
Eles buscavam estabelecer metas para erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e ...
AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELPessoas. Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;Prosperidade. garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;Paz. promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;Parcerias. ... Planeta.
Os 17 ODS são:Erradicação da Pobreza.Fome Zero.Saúde e Bem Estar.Educação de Qualidade.Igualdade de Gênero.Água Potável e Saneamento.Energia Limpa e Acessível.Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
42 curiosidades que você vai gostar
Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.
Objetivos de Desenvolvimento do MilênioErradicar a pobreza extrema e a fome.Educação Básica Universal.Promover igualdade de gênero e empoderar as mulheres.Reduzir a Mortalidade Infantil.Melhorar a Saúde Materna.Combater HIV/AIDS, a Malária e outras doenças.Garantir Sustentabilidade Ambiental.
A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Preâmbulo (Arquivos para Download Word ou PDF).
A Agenda 21 Brasileira tem por objetivo instituir um modelo de desenvolvimento sustentável a partir da avaliação das potencialidades e vulnerabilidades de nosso país, determinando estratégias e linhas de ação cooperadas ou partilhadas entre a sociedade civil e o setor público.
1- O que é a Agenda 21 Global? É um plano de ação estratégico, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já feita de promover, em escala planetária, novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Oficialmente, a Agenda 21 é um documento que foi elaborado durante a ECO-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – realizada no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro.
Oito Jeitos de Mudar o MundoAcabar com a Fome e a Miséria.Educação Básica de Qualidade para Todos.Igualdade Entre os Sexo e a Valorização da Mulher. ... Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças. ... Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente. ... Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
A Agenda 2030 afirma que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é preciso tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS, por sua vez, constituem uma ambiciosa lista de metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás.
Exemplos de SustentabilidadeUsar fontes de energia renováveis e limpas. ... Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais. ... Reciclagem do lixo. ... Usar meios de transporte não-poluentes. ... Racionalizar o consumo de energia e água. ... Reflorestamento e valorização das áreas verdes.
Exemplos de SustentabilidadeEconomia de água;Evitar o uso de sacolas plásticas;Reduzir o consumo de carne bovina;Preferência por consumir produtos biodegradáveis;Separar o lixo para coleta seletiva;Reciclagem;Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas. Adotar transportes coletivos ou caronas.
Neste artigo, veremos que a concepção de sustentabilidade vai além das questões ecológicas e pode ser aplicada a qualquer tipo de recurso.
...
O tripé da sustentabilidade: uma visão ecológica, econômica e socialAmbiental ou Ecológico. Ambiental ou Ecológico. ... Econômico. ... Social.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, com metas e indicadores precisos, a serem atingidos pelos países até 2015, através de ações concretas dos governos e da sociedade. São a agenda do Planeta, a agenda da Humanidade. São a agenda do Brasil. A agenda de cada um de nós.
16 pequenas ações para mudar o mundoAdotar um animal. ... Diminuir seu consumo de carne. ... Usar frente e verso das folhas do caderno. ... Tomar banhos mais rápidos. ... Fazer uma gentileza ou ajudar pelo menos uma pessoa por dia. ... Não usar cosméticos testados em animais. ... Fechar a torneira quando escovar os dentes.
Em 24 de outubro de 1945, há 52 anos, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) que tem quatro objetivos principais: manter a paz e a segurança internacionais, fomentar a amizade e as boas relações entre as nações, defender a cooperação como solução para os problemas internacionais e o desenvolvimento dos ...
A Agenda 21 é um dos reflexos da Conferência Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A finalidade de tal evento era discutir ações que pudessem aliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.
A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.
A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, podendo ser definida como um “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”.
A Agenda 21, a Agenda 2030 e os ODM têm em comum o fato de serem propostas para políticas e ações, em curto prazo, voltadas a desenvolvimento humano em bases ambientalmente sustentáveis e no marco da promoção de direitos humanos.
Como corrigir o FGTS não depositado?
O que foi a ditadura militar no Paraguai?
Como se inscrever para trabalhar na Escola Municipal?
Como é dividida a primeira fase do período republicano brasileiro?
Como calcular pixel por polegadas?
Como os portugueses viam os índios brasileiros?
O que é PA e PG em matemática?
Como foi a descoberta do nêutron?
Como acessar Universidade Prosegur?
Como ocorreu a divisão do Estado de Mato Grosso do Sul?
Como foi a consolidação da conquista espanhola sobre os incas?
Quais foram os primeiros povos de Santa Catarina?
Como foi a dominação imperialista na África Inglaterra?
Como foi feita a divisão da Alemanha?
Como foi a economia no Brasil durante a ditadura militar?
Como saber se Tô com ginecomastia?