Cada movimento respiratório é composto por uma inspiração e uma expiração. Em condições normais o ser humano possui um ritmo respiratório em torno de 14 movimentos por minuto.
Outros sinais vitais constantes úteis para a prática médica veterinária são a temperatura, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Como se mede a frequência respiratória? A medição da frequência respiratória deverá ser um hábito constante durate o exame físico efetuado ao animal.
Causas do aumento da frequência respiratória. O aumento da frequência respiratória é chamado de taquipneia e pode ser acompanhada ou não de uma sensação de falta de ar, denominada dispneia. A taquipneia costuma originar-se devido à diminuição do nível de oxigénio no sangue. Esta diminuição pode dar-se devido a:
Quais os valores normais da frequência respiratória? A frequência respiratória é um valor que, tal como já referimos anteriormente, não é estático. A variação da frequência respiratória é normalmente relacionada com o aumento ou diminuição do metabolismo, com lesões pulmonares e/ou lesões nas vias respiratórias.
Geralmente, podemos afirmar que entre 10 e 30 respirações por minuto é um valor considerado dentro do normal, mas é necessário prestar atenção às variações da frequência respiratória entre as diferentes raças de cães por forma a não interpretarmos um fenómeno que é fisiológico como sendo patológico:
Como faço para agendar o Bolsa Família?
Como secar madeira verde mais rápido?
Como tomar Fructus Tribuli maravilhas da terra?
Como declarar processo judicial no Imposto de Renda?
Como tomar cápsulas de mulungu?
Como secar o corpo mais rápido?
Como tirar água da entrada do carregador iPhone?