Teoricamente, os cabos do padrão Cat5 podem suportar velocidades de transferência entre 10 Mbps e 100 Mbps. Entretanto, é possível atingir velocidades acima de 1 Gigabit em distâncias mais curtas, mas tudo vai depender das condições da sua rede.
Apesar de ser mais antigo e considerado “mais lento”, os cabos de padrão Cat5 são capazes de suportar velocidades de transferência entre 10 Mbps e 100 Mbps, ou acima de 1 Gigabit, dependendo das condições da sua rede. Ele normalmente é indicado para as redes domésticas.
Cabo Rj45 300mb | MercadoLivre ?
Tanto o CAT5e quanto o CAT6 podem gerenciar velocidades de até 1000 Mbps ou um Gigabit por segundo. Esse valor é mais do que suficiente para a velocidade da maioria das conexões de internet. Existe uma pequena chance de que você atualmente tenha uma conexão de internet que possa alcançar a velocidade de 500 Mbps.
Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.
23 curiosidades que você vai gostar
O cabo CAT5e oferece desempenho significativamente superior sobre o velho cabo CAT5, incluindo velocidades mais rápidas em até 10 vezes e uma habilidade infinitamente superior de atravessar distâncias sem ser impactado por diafonia.
Cat 5. Embora seja o modelo mais ultrapassado, ele ainda é muito visto instalações de redes comuns. Ele fornece uma velocidade de até 100 Mbps.
Por causa do Nylon, o Cat6 tem maior espessura e maior rigidez; O CAT6A tem o dobro da largura de banda; É mais resiste ao Alien Crosstalk; Apresenta custos mais altos.
Cat5e: mais rápido e com menos interferência
Ela foi feita para suportar velocidades de 1.000 Mbps (ou 1 Gigabit) e, por conta disso, em teoria é também mais rápida que a sua antecessora.
O CAT6 é o cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, considerado o cabo mais duro e menos flexível. As transmissões pelo CAT6 atingem velocidades de até 10Gbps em até 100 metros. Este cabo é indicado para empresas que dependem de grandes velocidades de transmissão e do mínimo de interferência.
Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).
Se você tem um plano de internet com velocidade superior a 100 MB, vai precisar considerar roteadores compatíveis com portas Gigabit, de preferência modelos com tecnologia dual-band, atuando em 2,4 e 5 GHz. Isso porque a faixa de 5 GHz oferece mais velocidade, atendendo assim a larguras de banda mais altas.
Como testar 100 MEGA de velocidade? Conecte-se via cabo com um Desktop (computador de mesa) ou um Notebook que tenha saída Gigabit (10/100/1000); A conexão no Modem/ONU deverá ser feita na porta LAN Gigabit; Use um site de Teste de Velocidade de confiança, como o Speedtest ou SIMET;
Categoria 6 (CAT6)
Os cabos CAT6 possuem uma grossura maior em comparação aos CAT5E, pois além da presença dos 4 pares de fios trançados, há uma estrutura de plástico em forma de "X" que divide os pares de fios.
A partir da introdução acima, o cabo Cat6 oferece desempenho de até 250 MHz, enquanto o cabo Cat7 é classificado para frequência de transmissão de até 600 MHz. O comprimento máximo de cabeamento do cabo de rede Cat6 é de 100m com 1 Gbps, enquanto o Cat7 de 100 m com 10 Gbps.
O cabo UTP CAT 6 é um tipo de cabo de rede indicado para instalação interna horizontal, Gigabit Ethernet, 100 base TX/T4, 100 vg, ATM 155 e padrões compatíveis com CAT 6. Resistente, esse cabo é constituído por condutores confeccionados em cobre e conta com isolação em termoplástico.
O cabeamento de categoria 5, também conhecido como Cat5, é um tipo mais antigo de cabeamento de rede. Os cabos Cat5 foram feitos para suportar velocidades teóricas de 10Mbps e 100Mbps. Você pode conseguir velocidades maiores em um cabo Cat5, especialmente se o cabo for mais curto, porém, nem sempre é possível.
Na categoria 7, os cabos ethernet chegam a suportar transferências em velocidade de até 10Gbps em distâncias de 100 metros.
A Cor não indica diferença entre eles, mas dependendo da situação pode ser por causa da qualidade de transmissão que talvez em alguns seja melhor do que em outros.
A melhor forma de saber o padrão do equipamento é investigando sua ficha técnica. Plataformas com suporte ao Fast Ethernet vão citar o nome da tecnologia, ou simplesmente 10/100, que faz referência às taxas de transferência suportadas. A mesma coisa vale para identificar um hardware compatível com Gigabit.
Primeiro, o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no símbolo do Wi-Fi, no canto inferior direito da tela (próximo ao relógio), e ir em “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”. Depois disso, clique no nome da sua rede Wi-Fi. Na janela que se abriu, verifique o campo “Velocidade”.
Em pesquisas na internet achei a seguinte regra: sua velocidade * 8 = a velocidade que o roteador wifi tem que ter. "Fazendo o cálculo 300 ÷ 8 = 37,5, o que quer dizer que um roteador de 300Mbps suporta uma internet de velocidade até 37,5 MB."
A velocidade máxima teórica que um roteador pode oferecer sempre será a do padrão mais rápido , ou seja, um roteador WiFi b/g/n pode entregar até 600 Mbps de velocidade. O normal é que um roteador WiFi 802.11ac pode entregar até 1.3 Gbps.
o limite de distancia de um cabo par trançado cat5 é de 100m. se feito certinho, dentro das especificações, com 20m não terás perda.
Qual o melhor editor de texto para HTML?
Quando começa a sociedade contemporânea?
Qual a escola mais antiga de São Paulo?
Como se escreve a palavra mista?
Quais os elementos que compõem a discricionariedade dos atos administrativos?
Como o óleo pode prejudicar o meio ambiente?
Como colocar borda na imagem Google Docs?
O que significa não classificado?
Qual o limite de valor do PIX?
Quais são os critérios para a prestação dos serviços previstos na RDC 44 2009?
Qual doença é transmitida pelo mosquito Lutzomyia?
Como ocultar a barra de tarefas na segunda tela?
Como tirar o anônimo do Google Docs?
Quais verbas incide a multa do artigo 477 da CLT?
Para que serve o guarda corpo?
Como entender o peso na balança?
Quais foram os acontecimentos que marcaram o fim da Guerra Fria?