Maria Luiza Jobim
João Francisco JobimPaulo JobimElizabeth Jobim
Antonio Carlos Jobim/Filhos
Tom Jobim e Vinicius Vinícius já tinha a Valsa de Orfeu e Tom a harmonizou e orquestrou. Nascia aí uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira.
Tijuca, Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim/Local de nascimento
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1927 - Nova York, Estados Unidos, 1994). Compositor, pianista, arranjador, cantor e violonista. A obra de Tom Jobim, a um só tempo popular e sofisticada, mescla samba e jazz, canção e música instrumental, oralidade e cultura letrada.
Em novembro de 1994, lançou seu último disco, Antônio Brasileiro, com participação do músico inglês Sting e de Dorival Caymmi. Tom Jobim morreu em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos. Ele foi casado duas vezes e teve quatro filhos.
Vida pessoal No dia 15 de outubro de 1949, Antonio Carlos Jobim casou-se com Thereza de Otero Hermanny (1930), com quem teve dois filhos, Paulo (1950) e Elizabeth (1957). Em 1976, Tom conheceu a fotógrafa Ana Beatriz Lontra, então com 19 anos, mesma idade de sua filha Elizabeth. Em 30 de abril de 1986, eles se casaram.
Antônio Carlos Jobim
Tom Jobim | |
---|---|
Gênero(s) | Bossa nova, samba, MPB, jazz, latin jazz |
Instrumento(s) | Piano, violão, flauta transversal, vocais |
Afiliações | Lista[Expandir] |
Assinatura |
1) VINÍCIUS DE MORAIS Incontestável principal parceiro de Tom Jobim. O mais possessivo dos amores, por assim dizer. Juntos revolucionariam a música popular brasileira e ajudariam a fundar a Bossa Nova.
UFRJ - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Antonio Carlos Jobim/Formação
Rio de Janeiro
Antonio Carlos Jobim/Lugares de residência
O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta. Veja a seguir as principais comemorações. No período do carnaval brasileiro, acontece, no Reino Unido, o Shroveitide (Shrive que significa confessar ‘pecados’), que é a comemoração do carnaval britânico.
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
Os primeiros sinais dos festejos carnavalescos no Brasil sugiram ainda no século XVII, em Pernambuco, quando trabalhadores das Companhias de Carregadores de Açúcar e das Companhias de Carregadores de Mercadorias se reuniam para a Festa de Reis, formando cortejos carregando caixões de madeira e improvisando cantigas em ritmo de marcha.
Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina. A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
Como preparar uma solução de hidróxido de cálcio?
Como inserir PowerPoint no Google Forms?
O que significa Ortho no AutoCAD?
Quanto tempo um cachorro pode ficar com a fralda?
Como misturar gelatina sem sabor no creme?
Qual a melhor glicerina para o cabelo?
Como aplicar hidrogel em feridas?
Qual lâmpada usar no varal de luz?
Como inserir símbolo Fórmula Excel?
Como aproveitar o colágeno da gelatina incolor?
Como usar gordura vegetal para fritura?