E de onde vem os dados coletados pelo Big Data? De acordo com o Instituto Gartner, até 2020 é possível que haja um total de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Isso significa 2,2 milhões de terabytes de novos dados gerados todos os dias.
De acordo com o Social Good Brasil - SGB, o volume de dados criado nos últimos anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. A produção de dados dobra a cada dois anos e a previsão é de que, em 2021, sejam gerados 350 zettabytes de dados.
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, divulgaram alguns dados sobre a quantidade de informações que existe no mundo todo. Os números são assustadores: 295 exabytes de dados, espalhados por computadores pessoais, empresariais e servidores de todo o planeta.
De acordo com a IDC, empresa de inteligência de mercado e consultoria em serviços estratégicos, geramos 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias.
Algumas das informações mostram que, a cada minuto, são criados 571 novos sites, o YouTube recebe 48 horas de vídeos, o Google realiza 2 milhões de buscas, 100 mil novos tweets são postados, mais de 204 milhões de e-mails são enviados, entre outros números interessantes.
22 curiosidades que você vai gostar
Há milhares de downloads e uploads, posts e buscas, mensagens enviadas e recebidas, que acontecem a cada minuto na rede mundial de computadores.
O que acontece na internet em 1 minuto? 188 milhões de e-mails enviados; Quase 1 milhão de dólares gastos de forma online; 41,6 milhões de mensagens enviadas via Facebook Messenger e WhatsApp.
A quantidade de dados armazenados atualmente é de aproximadamente 4,4 zettabyetes (ZiB) e, em até 5 anos, esse volume deve passar para cerca de 44 zettabytes (ZiB) ou 44 trilhões de gigabytes. (Nota: 1 ZiB corresponde a 1.000.000.000.000.000.000.000 de bytes.) A cada segundo nós criamos um novo dado.
Tome nota: 2,5 quintilhões de bytes são criados todos os dias.
Se você acha que existe informação demais na internet, pare para pensar em parâmetros mundiais. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia acabam de estimar a quantidade de informação produzida entre os anos de 1986 e 2007, chegando à soma estratosférica de 296 exabytes.
Em 31 de março de 2021, havia 5,168,780,607 (mais de 5.1 bilhões) de usuários de Internet em todo o mundo. Para ilustrar o grande aumento no uso da Internet, havia 3.42 bilhões de usuários registrados no final de 2016.
Um exabyte equivale a 1 bilhão de gigabytes.
Serão 44 zettabytes de dados em 2020. É algo tão espantoso que é difícil até mesmo de dimensionar. Mas vale a tentativa: dá para citar que seriam necessários 1.375 bilhões de pen drives de 32 gigabytes para armazenar tudo isso.
Questão 8 Correto Atingiu 5,00 de 5,00 Marcar questão Texto da questão Pode-se afirmar que os dados gerados para análises baseadas em big data na Internet são classificados como: Escolha uma opção: a. Dados brutos e dados binários.
A previsão para 2020 era de que seriam gerados 350 zettabytes de dados digitais no mundo, ou 35 trilhões de gigabytes.
O que são os chamados 5 V s do Big Data
São eles: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.
Conceito de Big Data
O Big Data é formado por 5 pilares: volume, velocidade, variedade, valor e veracidade. Quando a empresa utiliza as ferramentas certas para fazer análises, consegue obter informações relevantes para tomar decisões mais adequadas para o crescimento do negócio.
Big Data é um processo que sistematiza o grande fluxo de informações que são geradas hoje em dia, por todas as pessoas, online ou offline, a cada segundo. Este conceito trata do processo de identificação e interpretação dessas informações, de modo a favorecer estratégias diversas.
Em outras palavras, se você tiver um plano de internet com 3GB de franquia de internet e tiver um consumo moderado, entrando em sites, vendo fotos nas redes sociais e enviando mensagens, sua franquia pode durar um mês.
É pura matemática, você tem uma quantidade de 5 GB para usar como tráfego de dados, seja para upload como para download, e lhe fornecem uma velocidade média de 5 Mb/s, caso você baixe essa quantidade de dados de forma ininterrupta, sempre no máximo da velocidade fornecida, ela terminaria em 8.589 segundos, ou seja, 2 ...
Cerca de 4,9 bilhões de pessoas usaram a internet este ano. São quase 800 milhões de pessoas a mais do que antes da pandemia, embora centenas de milhões precisem compartilhar seus dispositivos e/ou contam com baixa velocidade, o que limita o que eles podem fazer na internet.
Parece humanamente impossível realizar diversas atividades em um minuto, nem mesmo um macarrão instantâneo fica pronto nesse curto período de tempo. Como a velocidade da internet é algo impressionante, em 60 segundos você consegue enviar um tweet, tirar uma foto e postar no Instagram e ainda compartilhar no Facebook.
O ano de 2021 foi marcado por uma série de polêmicas na Internet. Alguns acontecimentos geraram momentos de tensão entre os brasileiros, que tiveram suas informações pessoais expostas em um megavazamento de dados, em janeiro, e sofreram com o apagão das redes sociais da Meta (então Facebook), em outubro.
De acordo com os dados da Visual Capitalist, um único minuto de Internet contém mais de 400.000 horas de vídeo transmitido na Netflix, 500 horas de vídeo carregado por utilizadores no Youtube e quase 42 milhões de mensagens partilhadas através da WhatsApp, destacando-se ainda a criação de 347.222 stories pela ...
Quantas séries devo fazer para definir?
O que é absorvido pelas plantas no processo de fotossíntese?
Como colocar a matéria em dia?
É possível registrar marca com CPF?
O que pode ser considerado lesão corporal?
Qual o conceito de litispendência?
Quais são as teorias da natureza jurídica da pessoa jurídica?
Quais tipos de sangue são compatíveis para ter filhos?
Qual a classificação dos agentes de risco do Grupo 04?
Como faço para atualizar o Android?
Qual é a história de Fernando de Noronha?