Segundo dados obtidos por uma pesquisa da Associação Internacional de Gestão do Estresse (International Stress Management Association - Isma) anterior à própria pandemia, a síndrome atinge 32% dos trabalhadores brasileiros. O que equivale a 33 milhões de pessoas.
O Brasil está entre os países com maior índice de estresse do mundo: 70% da população ativa já apresentou ou possui sintomas de estresse, de acordo com estudo feito em 2017 pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é uma epidemia que atinge cerca de 90% da população mundial e pode causar outras doenças.
Aqui no Brasil, outros estudos mostram que um elevado número de brasileiros sofre com ansiedade e insônia. Eles apontam a falta de estrutura de programas de prevenção e até acesso ao tratamento como principais entraves no combate a doenças ligadas à saúde mental.
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam para mais de 260 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de problema com a saúde mental.
28 curiosidades que você vai gostar
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.
Quatro em cada dez brasileiros (41%) têm sofrido de ansiedade como consequência do surto do novo Coronavírus. As mulheres são as mais afetadas: enquanto 49% se declaram ansiosas, 33% dos homens estão lidando com o sintoma no momento.
Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente.
Idosos têm maior prevalência de depressão no Brasil
A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2019 aponta que 10,2% (16,3 milhões) das pessoas com mais de 18 anos sofrem da doença. Quando o levantamento anterior foi realizado, em 2013, eram 7,6% (11,2 milhões) — um adicional de 5,1 milhões de casos no período.
Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças. Mulheres são mais afetadas que homens.
Cuidado! O estresse pode envelhecer o cérebro, pode afetar (negativamente) sua aparência e pode matar! Quase 200 mil pessoas já morreram esse ano no Brasil decorrentes de doenças cardiovasculares e o estresse é apontado como uma das principais causas.
Mulheres sofrem mais de estresse que os homens
Segundo dados do hospital, com o pico dessas atividades, há um aumento da produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina que atingem duas mulheres para cada homem.
Grécia é o país com o maior nível de estresse: 59%; Norte-americanos de 15 a 29 anos, junto aos 20% mais pobres do país, são os mais estressados.
"A ansiedade atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos. A importância sempre é reconhecer como ela faz parte de sua vida e ficar atentos aos possíveis excessos", alerta Gabriela de Oliveira Haleplian, psicóloga do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, especializada em perdas e luto.
E a causa para tanto estresse dos brasileiros é o trabalho. “Sem dúvida nenhuma, no Brasil, o principal fator desencadeador de estresse é o estresse ocupacional. O estresse profissional, que afeta 69% da população brasileira. As pessoas estão cada vez mais desmotivadas e insatisfeitas com seu trabalho.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. É a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), divulgado com exclusividade para o Jornal Folha, o estado de Alagoas é considerado o segundo mais infeliz do país, ficando atrás da Bahia.
Japão (6%), Coreia do Sul (10%) e Austrália (12%) são os menos afetados. Um em cada dez entrevistados no Brasil (11%) admitiu estar lidando com sintomas de depressão como uma consequência do surto de Covid-19.
O Mar Morto, situado no Oriente Médio, é considerado a maior depressão absoluta do planeta.
Assim como os indicadores mundiais, os resultados da pesquisa mostram que a condição é mais frequente entre as mulheres e os mais jovens (25 a 34 anos). Como causas da ansiedade, o estudo revela que a principal delas é a preocupação com o peso, que afeta 51% dos entrevistados.
Antes da pandemia, já eram quase 19 milhões de brasileiros convivendo com ansiedade e depressão, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Os transtornos, que pioraram na pandemia, têm tratamento.
No geral, a idade média para desenvolver algum distúrbio de ansiedade é 21 anos. Até os 3 anos de idade, é normal que a criança não saiba lidar com a separação de casa ou dos pais. Mais tarde, se a sensação de medo e insegurança se mantém, o quadro precisa ser tratado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)¹, o país lidera o ranking de casos de depressão na América Latina – mais de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a doença – e ocupa o topo do mais ansioso do mundo – quase 19 milhões de pessoas têm transtorno de ansiedade no país¹.
Quais os tipos de Transitions?
Qual a importância do molusco para o ser humano?
Onde fica a cidade de Aruanda?
O que acontece quando você clica no botão controlar alterações?
Quais são as consequências do êxodo rural para o campo?
Quais são os principais direitos trabalhistas?
Como saber qual joelheira usar?
Qual chá é bom para limpar o intestino?
Como tirar a raiz de um dente?
Como fazer uma roupa que brilha no escuro?
Quais são nossas responsabilidades perante a sociedade?
Porque Grey's Anatomy vai sair da Netflix?
Qual é o processo para se obter um diamante?
Quais as principais manifestações patológicas?
Precisa limpar a casa todos os dias?