Muitos moluscos são utilizados na alimentação humana como fonte de proteínas. Animais como a lula, o polvo, a ostra e o mexilhão são comuns em muitos pratos na culinária de diversos países. No Brasil, principalmente em cidades litorâneas, é possível consumir a caldeirada de frutos do mar, composta por lula e mexilhão.
Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
A importância dos moluscos
A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.
Atuando como hospedeiros intermediários, os moluscos se destacam por ter importância como transmissores de doenças como Schistosomose e Fasciolose, cuja fase larvária dos parasitos são desenvolvidas em moluscos aquáticos.
→ Importância econômica dos moluscos
Os moluscos fazem parte, em sua maioria, da alimentação humana. Ostras, mexilhões, lulas e polvos, por exemplo, são pratos muito apreciados e consumidos em grande quantidade, principalmente em regiões litorâneas.
20 curiosidades que você vai gostar
Anelídeos – Importância ecológica e econômica. As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica.
Os moluscos terrestres, em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
O manto, por sua vez, é uma dobra de tecido que recobre a massa visceral, sendo responsável por produzir a concha naqueles moluscos que a possuem. O manto também forma a chamada cavidade do manto, que é o local onde se abrem os sistemas digestório, excretor e genital.
A contaminação esporádica de animais filtradores, como os moluscos bivalves, por biotoxinas pode causar intoxicações agudas nos seres humanos, embora aparentemente não afetando o animal contaminado. Neste caso, a proliferações das algas pode ser tão pequena que não chega a alterar a cor da água.
A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos.
São exemplos de insetos: besouros, borboletas, percevejos, mosquitos, gafanhotos, entre tantos outros.
...
Ordem Hymenoptera: abelhas, vespas, cupins e formigasFormigas.Abelhas.Insetos sociais.
Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.
As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.
O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica:Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação.Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos.Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar.
Nem todos os moluscos possuem a rádula, na classe Bivalvia não existe a rádula, pois são filtradores.
Os mais conhecidos são:Ostras;Mariscos;Caramujos;Lesmas;Caracóis;Lulas (concha interna);Polvos (não possui concha).
Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.
As lesões costumam desaparecer mesmo sem tratamento em 6 a 9 meses. Lesões mais isoladas costumam desaparecer sozinhas com menos de 2 meses. Pacientes imunodeprimidos podem ter quadros persistentes com lesões que duram entre 3 e 4 anos.
Morfologia. Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo.
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa.
As conchas dos moluscos são feitas de um material chamado carbonato de cálcio. Para formar a concha, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm carbonato de cálcio. Essas substâncias endurecem, formando as camadas da concha.
A ostra (Crassostrea gigas) se alimenta dos plânctons que vivem à deriva no mar, e faz isso sugando e filtrando a água. “Além do próprio alimento, ela absorve outros compostos químicos e orgânicos que estão na água que ser morta ou se infectar com esses vírus, bactérias e protozoários.
Como vender suas fotos para revistas?
Como recuperar todos os dados do iPhone?
O que é potenciação de números inteiros?
Tem como fazer geladinho com emulsificante?
Porque as folhas das orquídeas caem?
Como fazer a tapioca ficar fina?
O que é bom para recuperar o olfato?
Como recuperar partição de recuperação?
Como fazer soro caseiro para virose?
Como mudar o código de segurança do Instagram?
Como é feito o exame de prova cruzada?
Como formatar pen drive corrompido pelo celular?
Como identificar uma lesão no joelho?
Qual o melhor suco de uva branco?
Qual seria o outro nome para tinta invisível?