Na lanterninha dessa pesquisa estão os chineses que, aparentemente, só tomam banho uma vez a cada dois dias. Os franceses, norte-americanos e espanhóis ficam na média da ducha diária. Como os indianos que, por outro lado, só lavam o cabelo uma vez por semana.
Em vez de vaso sanitário, os indianos fazem as necessidades em latrinas de porcelana, de cócoras. Ande com papel higiênico – o comum é haver apenas uma canequinha e água. Geralmente, os banhos também são tomados de caneca, pois nem sempre há chuveiros.
Os indianos em si não usam privada, fazem num buraco no chão que tem um lugar para apoiar os pés e se faz as necessidades de cócoras. Eles se limpam com baldinho (tem uma torneira do lado do buraco) e dar a descarga também.
Os indianos tomam banho de balde
Essa preferência pelo banho de balde, mesmo após o advento da água encanada e do chuveiro, não derivou de um único fator. A água era disponível em abundância na Índia, mas o sistema de distribuição era precário.
Entre os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. O estudo descobriu, por exemplo, que 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.
34 curiosidades que você vai gostar
Uma pesquisa realizada pela Euromonitor, com internautas de 15 países, constatou que o povo brasileiro é o povo mais limpo: tomamos, em média, 12 banhos por semana. Depois da gente, entre 8 e 9 banhos por semana, estão os colombianos.
A água quente virou motivo de medo e de morte. E a igreja deu a sua contribuição para o desaparecimento da higiene denunciando o banho como sendo imoral. A partir deste momento, o uso da água seria limitado às partes livres do corpo como as mãos e o rosto. Um banho de corpo inteiro passou a ser uma raridade.
1. Brasil. O nosso país é o país cuja população mais toma banho por semana. Mais precisamente, uma média de 14 chuveiradas.
A resposta mais encontrada e comentada entre as pessoas é que a maioria deles quer fugir da vida que tem na Índia, pois tudo por aqui é mais difícil e rígido. Às vezes pode até acontecer de o homem mentir sobre seu estado civil, dizendo que é solteiro mas na verdade, sendo casado.
Em todo o mundo, cerca de 1,1 bilhão de pessoas defecam ao ar livre porque não têm acesso a saneamento adequado, mas na Índia o problema é particularmente grave. As pessoas se aliviam em matas, espaços abertos e córregos.
O papel higiênico realmente não entra na lista de compras das famílias indianas, mas isso não significa que seja impossível de encontrar. Eles são vendidos em muitos quiosques e mercearias nas maiores cidades e principalmente naquelas em que há uma grande presença de turistas. Sempre tenha um rolo com você.
Além do sistema de castas, valorização da espiritualidade, meditação e ioga, a Índia também é conhecida por um curioso - mas perigoso - hábito: sua população não costuma usar o banheiro e, por causa de uma tradição de muitos anos, faz suas necessidades a céu aberto.
"Alguns indianos se adaptam ao papel higiênico, mas muitos de nós gostam de usar água sempre que possível", diz. "Sempre que visito um amigo indiano nos Estados Unidos, sei que encontrarei uma garrafa de água plástica ou uma caneca ao lado do vaso sanitário."
Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.
Indianos criados sob as tradições mais antigas muitas vezes não usam camas, cadeiras ou mesas — dormem, comem e sentam no chão. Aliás, dormir no chão pode ser benéfico: não haverá a necessidade de ar-condicionado; as costas não ficarão doloridas e o sono será profundo como o de um bebê.
Esse costume indica que a mulher respeita o marido e deseja que ele tenha vida longa. Uma mulher que não obedece essa regra será vista como maliciosa, uma mulher sem moral. A tradição está tão profundamente enraizada que antes da conversa no clube sequer parávamos para pensar sobre isso.
2. Não use sua mão esquerda para entregar as coisas. A mão esquerda é considerada impura na Índia porque esta é a mão reservada para abluções, enquanto a mão direita é usada para comer. Evite entregar objetos – incluindo dinheiro e especialmente comida – com a mão esquerda.
Na Índia o número de esposas está ligado ao sistema de castas: um Brâmane (clero hindu) poderia ter quatro esposas na ordem direta das (quatro) castas; Um Xátria (nobreza), três; Um Vaixá (comerciantes), duas; Um Sudra (servos), uma só.
Os franceses, norte-americanos e espanhóis tomam um banho por dia. No Reino Unido e na Turquia, praticamente só metade da população faz isso diariamente. “Atualmente pode-se dizer que o brasileiro é o campeão mundial do banho.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
“Nessa época, os europeus tomavam de um a dois banhos por ano, e apenas por recomendação médica”, conta Eduardo Bueno. “Eles achavam que a abertura dos poros que acontecia após o banho seria a porta de entrada para a peste responsável por deixar tantos de cama”.
Tudo isso é, na realidade, devido à História da França. Na Antiguidade, os franceses ainda eram pessoas “limpas”, pois frequentavam os banhos públicos diariamente. Mas no século 15, as termas mistas, consideradas como lugares de prostituição e libertinagem pela igreja católica, foram fechadas.
Um em cada quatro franceses não toma banho diariamente - revela uma pesquisa, que também aponta uma "baixa consideração pelas normas sanitárias", no que diz respeito à lavagem das mãos no país. Os franceses têm reputação de não serem limpos, e parece que esta imagem não se descolará deles com facilidade.
Brasileiro é o povo mais limpo e cheiroso do mundo. Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
Quais as disciplinas de linguagens e códigos?
Porque Deus deu o seu único Filho?
Quais são as teorias da linguística?
Quanto tempo demora para nascer um pelo tirado na pinça?
Qual é o pH de um refrigerante?
Como a moda influência na nossa vida?
Qual é a porcentagem de pessoas canhotas no mundo?
O que é a Lilith no mapa astral?
O que diz a habilidade EF03MA07?
Como melhorar a dor no tendão de Aquiles?
Como tratar um AVC Hemorragico?
Como as soluções sólidas são classificadas?
Como os menus Pop-ups são abertos?
Como saber onde levei uma multa de Trânsito?
Quando a Justiça do Trabalho vai abrir?
Quando é necessário internação psiquiátrica?