Ele foi atacado 15 dias depois que um homem de 51 anos morreu após também ser mordido por um tubarão, no mesmo local, perto da Igrejinha de Piedade. Esse trecho da praia, onde foram registrados 13 casos desde a década de 1990, foi interditado depois dos dois ataques.
No último domingo (25), Everton Guimarães Reis, 32 anos, foi mordido por um tubarão na coxa esquerda por volta das 12h na Praia de Piedade. Ele foi internado no Hospital da Restauração (HR), onde passou por cirurgia, e segue em estado estável e consciente na enfermaria da unidade até a tarde desta sexta-feira (30).
Em quase 30 anos de contagem oficial, são 64 incidentes com tubarão na área continental pernambucana, além de quatro casos em Fernando de Noronha. A área da Igrejinha de Piedade conta, sozinha, 14 episódios. Os últimos quatro, de 2018 a 2021, ocorreram nesse pedaço de mar. Sete pessoas morreram após o ataque ali.
Há três anos, o estado não registrava ataques como este. Os incidentes com tubarões começaram a ser registrados no litoral de Pernambuco nos anos 1990. Segundo o Cemit (Comitê de Monitoramento do Corpo de Bombeiros), 68 ataques foram contabilizados entre 1992 e 2021, sendo que 14 deles aconteceram na praia de Piedade.
Os pesquisadores identificaram ao longo do ano passado 73 ataques de tubarão não provocados — quando o incidente ocorre no habitat natural do animal sem que o humano o instigue. O número se aproxima da média de 72 acidentes anuais aferida no último quinquênio (2016-2020).
36 curiosidades que você vai gostar
Segundo George Burgess, pesquisador do International Shark Attack File e consultor externo da pesquisa, ocorrem 75 ataques de tubarões por ano, apenas seis fatais. Para ter uma proporção, a humanidade mata cerca de 100 milhões de tubarões anualmente, segundo ele.
Das cerca de 380 espécies de tubarão no mundo, cerca de 80 foram identificadas no litoral brasileiro. Segundo pesquisadores, apenas 12 com registro de incidentes com humanos.
Em todo País, a Praia de Boa Viagem, no Recife, é atrelada aos ataques de tubarão já registrados; sozinha, concentra 24 dos 70 incidentes que ocorreram em Pernambuco desde 1992.
Segundo especialistas, os ataques de tubarão no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-tigre davam à luz.
Em 2013, um estudo publicado na revista científica Marine Policy estimou que o número médio de tubarões mortos a cada ano em todo o mundo era de cerca de 100 milhões.
New Smyrna Beach, Flórida: situada no litoral nordeste da Flórida, a praia de New Smyrna Beach tem o maior número de ataques de tubarão por ano no mundo inteiro.
Por causa do risco de ataques de tubarão, entre as praias do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, há quase oito quilômetros de orla onde não é permitido tomar banho de mar, pescar, acampar ou fazer piquenique. Há placas de alerta, mas muitas estão desgastadas.
Entre as 64 vítimas, 38 ficaram vivos após os incidentes e 26 morreram - sendo 22 banhistas e quatro surfistas. A maioria das ocorrências foi notificada no Recife, 27 no total, a última em 22 de julho de 2013, na praia de Boa Viagem.
Na praia de Piedade totalizam-se 14 ataques com seis pessoas mortas. “O que acontece é que as medidas de seguranças que são adotadas são elogiadas pelo mundo todo. Hoje somos o quarto mundialmente em ataque de tubarão e todas as medidas que estamos adotando são elas que estão evitando os ataques.
O relato é do despachante Everton dos Reis Guimarães, de 32 anos, que sobreviveu a um ataque de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O incidente ocorreu no dia 25 de julho e ele foi mordido na coxa esquerda e nas nádegas (veja vídeo acima).
1- Tem tubarão em Porto de Galinhas? Porto de Galinhas é um verdadeiro paraíso e apesar de Pernambuco ser bem conhecido por alguns ataques de Tubarão, principalmente na Praia de Boa Viagem na capital, o perigo por lá não é dos maiores.
"Os tubarões costumam seguir navios atrás de restos de comida e dejetos lançados ao mar e são atraídos até mesmo pelo som do motor." ... "E outro fator que contribui para a ocorrência de ataques é o despejo de esgoto na costa, que atrai peixes pequenos que os tubarões gostam de comer."
Em porto de galinhas as praias são protegidas por recifes, então o que os banhistas acabam aproveitando é uma piscina natural, que fica bem protegida. Lá não se tem relato de ataques de tubarão, fique tranquila!
Os pesquisadores da Universidade Macquarie, em Sydney, publicaram um estudo na revista da Royal Society que, na verdade, os tubarões não tem como alvo seres humanos, mas, por conta de diversas condições neurológicas, eles acabam confundido pessoas, especialmente em pranchas de surf, com leões marinhos e focas.
Boa Viagem, Brasil
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.
Praia de Boa Viagem, Recife (PE)
O estado de Pernambuco engloba a maior parte dos ataques de tubarão no Brasil.
O agressivo tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), responsável pelos ataques a banhistas em praias de Recife, frequenta as águas costeiras da região durante o primeiro ano de vida, especialmente entre janeiro e setembro.
Dos três acidentes envolvendo mordidas de tubarão no Brasil em 2021, dois aconteceram na praia de Piedade, no município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes, a cerca de 20 km da capital Recife.
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
As 10 Praias mais Perigosas do BrasilEnseada da Caieira. O Arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido por suas belezas naturais. ... Praia de Boa Viagem. Essa é a praia considerada uma das mais perigosas existente no Brasil. ... Praia Grande. ... Praia das Toninhas. ... Alter do Chão.
Como é dividido a física moderna?
Como se faz a metodologia de um TCC?
Como deve ser a fotografia para eventos?
Como se divide a fase de imersão Segundo Vianna et al 2012 )?
O que fazer quando fracionar um produto químico?
Como se referir a uma duquesa?
Como fazer uma estrela ninja feita de papel?
O que tomar para tônus muscular?
Como é feita a faceta nos dentes?
Tem exercícios para melhorar a visão?
Como fazer uma festa simples de bodas de prata?
O que é a Secretaria de Educação?