O que é isc?

Pergunta de Maria Mia de Cruz em 03-10-2025
(59 votos)

Banner

A Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das principais infecções relacionadas à assistência à saúde no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde e compreendendo 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados.

Como as ISC podem ser classificadas?

As ISC podem ser divididas em três categorias: incisional superficial, incisional profunda e órgaos ou cavidades. As ISC são diagnosticadas segundo os critérios do Centers for Disease Control and Prevention e, no Brasil, do Ministério da Saúde.


O que é infecção de sítio cirúrgico?

1. Infecção de sítio cirúrgico- é a infecção, que ocorre na incisão cirúrgica, ou em tecidos manipulados durante o procedimento cirúrgico, e, diagnosticada até 30 dias após a data do procedimento, podendo ser classificadas como incisional superficial, profunda ou de órgão/cavidade.

Como tratar ISC?

Em ISC restrita aos tecidos moles a terapêutica mais importante é a abertura da cicatriz, retirada do material infectado e curativo contínuos até a cicatrização por segunda intenção.

Quais os sintomas de uma infecção cirúrgica?

Sintomas de infecção – Comunique o cirurgião caso apresente qualquer sinal de infecção, como febre, dor excessiva no local operado, vermelhidão, calor local ou secreção.

A Quick Look at Every (ISC)2 Certification


32 curiosidades que você vai gostar

O que causa infecção cirúrgica?

A desnutrição, a associação de doenças sistêmicas, o tempo de hospitalização antes da cirurgia, a presença de infecções prévias nas vias urinárias, pulmões, cateteres, pele, etc., são todos fatores que desempenham papel importante no aparecimento de infecção cirúrgica.

Como tratar infecção na cirurgia?

“A primeira e principal recomendação quando se infecciona uma sutura é retornar imediatamente ao médico responsável pela cirurgia, para avaliação da infecção e iniciar rapidamente o tratamento específico com antibióticos e curativos. Em casos extremos, é necessária a internação do paciente”, orienta a especialista.

O que é ferida cirúrgica infectada?

Clinicamente, a ferida cirúrgica é considerada infectada quando existe presença de drenagem purulenta pela cicatriz, esta pode estar associada à presença de eritema, edema, calor rubor, deiscência e abscesso.

Qual antibiótico para feridas inflamadas?

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com