Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
Morte de Marie Curie
Após décadas de exposição à radiação em seu ambiente de trabalho, Marie Currie morreu em 4 de julho de 1934, aos 66 anos, no sanatório de Sancellemoz, na cidade de Passy, na França.
Foi ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio. Seu primeiro Prêmio Nobel - pelas pesquisas sobre radiação, em 1903 - foi dividido com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel. O segundo, em química, em 1911, deveu-se à descoberta do elemento rádio.
Numa época em que a ciência era dominada pelos homens, Marie Sklodowska Curie fez uma verdadeira revolução no meio científico e na própria história ao ser a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos.
Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda. Um ano após terem isolado o rádio, dividiriam o Prêmio Nobel de Física de 1903 com o cientista francês Henri Becquerel por suas investigações pioneiras da radioatividade.
28 curiosidades que você vai gostar
Eles sofriam constantemente com feridas na pele que demoravam para cicatrizar. Mas não foi a radioatividade que provocou a morte de Pierre, e sim uma carroça. Ele foi atropelado no dia 19 de abril em 1906.
Apressado e se protegendo da forte chuva com um guarda-chuva, ao chegar a um cruzamento com a Rua Dauphine, em Paris, tentou atravessá-la, e seu ímpeto, infelizmente, o levou a ser atingido por um dos cavalos de uma carroça transportando equipamento militar.
Pierre Curie (1859-1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezeletricidade e radioatividade. Junto com sua esposa, a física Marie Curie, conduziu estudos sobre os sais de urânio e descobriu um novo elemento químico, que chamou de rádio.
Em 1911, Marie Curie foi agraciada com o segundo "Prêmio Nobel", desta vez de Química, por suas investigações sobre as propriedades e potencial terapêutico do rádio. A cientista tornou-se a primeira personalidade a receber duas vezes o Prêmio Nobel.
Sua vida pessoal também era bem agitada. Marie foi acusada de ter tido um caso com um homem casado logo após a morte de seu marido – e ainda contou com a manifestação de nada mais nada menos do que Albert Einstein em sua defesa. Marie Curie e seu marido, Pierre, não eram estranhos à imprensa.
A radioatividade tinha feito os Curie imortais. ... Ao contrário do que mostra o filme, no entanto, Marie nunca reconheceu os perigos da radiação e, mesmo hoje, os estudos laboratoriais e pertences pessoais do casal ainda são tão radioativos que não podem ser manuseados sem a proteção adequada.
Quando ainda jovem formou-se como bacharel em ciências e passou a trabalhar como instrutor de laboratório. Passados alguns anos as condições ideais para que retomasse seus estudos surgiram e durante seu doutorado estudou o magnetismo e criou a lei de Curie sobre o efeito da temperatura no paramagnetismo.
Em 18 de julho de 1898, Marie Curie anunciou a descoberta do elemento químico polônio, assim chamado em homenagem a seu país de origem.
Eles se conheceram em um laboratório de química física, enquanto ele fazia um experimento. Pouco tempo depois, eles se casaram - Isabella tinha 20 anos.
Em 1903, Marie e Pierre dividiram o Prêmio Nobel de Física com Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e, em 1911, a cientista foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta e pelos estudos em torno dos elementos rádio e polônio.
Com a ajuda do marido Pierre Curie, que era físico, Marie Curie explorou o mineral chamado pechblenda, descobriu os dois novos elementos já citados, e inventou o termo radioatividade, foi a partir daí que se intensificaram os estudos neste assunto.
Costuma-se dizer que Henri Becquerel foi quem descobriu, em 1896, o fenômeno da radioatividade; e que essa descoberta foi acidental – produzida por ter guardado, em uma gaveta, um composto de urânio juntamente com uma chapa fotográfica, havendo depois revelado a chapa e notado nela os sinais da radiação.
As experiências do casal Curie com radiatividade geraram queimaduras, involuntárias ou não, já que ambos foram expostos a doses contínuas de radiação em sua pesquisa. Ambos tiveram sintomas relacionados ao envenenamento radiativo e Marie Curie morreu de anemia aplástica, em 1934, em decorrência de tal exposição.
Os trabalhos científicos de Marie Curie sobre radioactividade e, em particular, a descoberta e caracterização do rádio e do polónio, os primeiros elementos radioactivos descober- tos através das radiações, deram início a uma nova época da química e da física nuclear e das suas aplicações em medicina.
Irene se tornou uma renomada cientista — e, junto com o marido, conquistou o Prêmio Nobel de Química em 1935. Eve, que chegou a ser considerada uma das mulheres mais bonitas de Paris nas décadas de 1920 e 1930, foi uma aclamada escritora e ativista dos direitos humanos.
O que significa o nome Tupana?
O que é preciso para ganhar uma estrela na Calçada da Fama?
O que são os programas de saúde?
Como saber o fator de impacto das revistas?
Quais são os tipos de exercício aeróbico?
Qual a frequência de recombinação entre os genes AEB?
O que aconteceu 7 anos depois Banana Fish?
Como ser fotografa de New born?
Qual o conceito do termo lesão?
Como copiar o texto de uma imagem PDF?
Como prender a respiração por mais tempo?
Qual melhor corte de cabelo para quem tem testa grande?
Como se despedir formalmente em uma carta?
Quais são os impactos ambientais positivos?
O que acontece se for pego com arma de fogo registrada?
O que causa a anemia ferropriva?