Cachorros, macacos, sapos, ratos, gatos, tartarugas, peixes, insetos e até um porquinho da índia visitaram o espaço antes dos homens para entender como formas de vida terrestres reagiriam no então perigoso e desconhecido ambiente espacial.
Moscas, peixes, tartarugas, lesmas, minhocas e abelhas já tiveram sua experiência extraterrena. Até mesmo aranhas foram enviadas para testar suas habilidades de tecer uma teia em ambiente de microgravidade. A viagem de animais ao espaço começou em 1947, quando os americanos enviaram moscas-das-frutas em uma cápsula.
A causa mortis da tripulante canina só foi revelada depois de décadas, em 2002, como sendo fruto do estresse causado pelo superaquecimento da cabine ao entrar em órbita.
Há exatos 60 anos, um ser vivo deixou, pela primeira vez, o planeta Terra rumo ao espaço: a cachorrinha Laika, lançada no satélite russo Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957. A pioneira de quatro patas não retornou.
Em 2002, o cientista Dimitri Malashenkov, que participou do lançamento do Sputnik, revelou que Laika havia morrido entre cinco e sete horas depois da decolagem, devido ao estresse e superaquecimento.
18 curiosidades que você vai gostar
A simpática cadela é lembrada como heroína, mas morreu torrada em uma nave espacial poucas horas após começar a orbitar a Terra.
E elas não decepcionaram os cientistas. Anita acabou morrendo na estação espacial, pouco antes de retornar à Terra, enquanto Arabella morreu na cápsula de regresso, durante a reentrada na atmosfera. Os corpos das “aranhas-astronautas” estão em exposição no Museu Smithsonian, em Washington.
Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.
Mas o mais importante para os pesquisadores é o que estava dentro do aracnídeo: estruturas respiratórias compatíveis com a vida na terra, e não na água, e com a respiração do ar. O escorpião é o mais antigo animal a apresentar tais evidências.
O fóssil mais antigo de um cão doméstico (Canis lupus familiaris) é uma mandíbula (osso que forma o queixo) de 14.700 milhões de anos de idade, achada na Alemanha – o que nos mostra que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos!
Durante a década de 1950 e a década de 1960, a União Soviética utilizou vários cães como seres substitutos em testes de voos sub-orbitais e orbitais, a fim de determinar a possibilidade do voo espacial humano. Nestas duas décadas os soviéticos lançaram missões tripuladas com pelo menos 57 cachorros.
No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, é o animal terrestre mais antigo vivo no mundo. Acredita-se que ele tenha nascido em 1832, o que o tornaria 189 anos em 2021.
A história sobre Balaão e a sua jumenta (que falou!), está descrita na bíblia, no livro de Números, parte do velho testamento.
O animal mais forte do mundo é um besouro de dois centímetros, o Onthophagus taurus. Talvez ele não amedronte muito com seu corpanzil, mas, proporcionalmente, nenhum outro exemplar do reino animal supera a sua força.
O primeiro animal da Terra surgiu em meio a uma explosão de DNA.
b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.
O Ixalerpeton polesinensis pertence à família dos lagerpetídeos, próxima à família dos dinossauros. O animal andou sobre a terra há 230 milhões de anos e tinha um tamanho acanhado em comparação com seus descendentes, 1 metro de comprimento.
Os tardígrados - frequentemente chamados de ursos da água - são criaturas com menos de um milímetro de comprimento que podem sobreviver a temperaturas de 150ºC e congeladas até quase zero absoluto. Eles estavam viajando em uma espaçonave israelense que se acidentou ao pousar na Lua em abril.
Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a pisar em superfície lunar. Buzz Aldrin foi em seguida.
Laika (em russo: Лайка), ou Laica, é um tipo de cães que engloba várias raças de cães de caça do norte da Rússia e Sibéria, entre as quais algumas são Laika-da-sibéria-ocidental, Laika-da-iacútia, Laika-da-sibéria-oriental, Laika-da-carélia e Laika russo-europeu.
A última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.
No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais. As mais interessantes são as que conseguiram tomar um formato esférico sobre influência de sua própria força gravitacional, como a lua da Terra (1), e as de Júpiter (4), Saturno (7), Urano (5), Netuno (1) e Plutão (1).
Como saber o que uma pessoa pesquisa no Google?
Como saber se o vidro pode ir ao micro-ondas?
Qual a política de trocas das Lojas Americanas?
Como saber se o gravame foi baixado SP?
Onde foi realizado o trabalho de Vik Muniz?
Como saber se o sujeito é simples ou composto?
Como faço para limpar sofá impermeabilizado?
Como provar dependência econômica?
Como saber se o violão e de qualidade?
Quando o termômetro digital dá erro?
Como fazer render o dinheiro no Mercado Pago?
Como fazer a impressora HP 2776 reconhecer o cartucho?
Como amortizar empréstimo consignado da Caixa?
Como usar vestido tipo blusão?
Como usar capacete com cabelo cacheado?