Nesse exemplo 4 elevado a zero é igual a 1.
Temos que, por definição, na matemática, qualquer número que seja elevado ao algarismo “zero” (0), terá como resultado final 1. Diante disso, temos que 5^0, seria o mesmo que 1.
Dessa forma, no caso da divisão, se tivermos bases iguais, manteremos a base subtraindo o expoente do dividendo ou numerador pelo expoente do divisor ou denominador. É a partir dessa última propriedade que se produz a consequência de que todo número elevado a zero é igual a 1.
É fundamental que a base a seja diferente de zero para que não se anule o denominador (não se define divisão por zero). Portanto, todo número (diferente de zero) elevado a zero é um.
Qualquer número diferente de zero elevado à potência zero é igual a um. Zero elevado a qualquer expoente positivo é igual a zero.
36 curiosidades que você vai gostar
A avaliação de zero elevado a zero é um problema matemático, porque raciocínios matemáticos diferentes conduzem a resultados diferentes: ou 1 ou o que se chama de forma indeterminada. Matemáticos como Euler e Cauchy pesquisaram o problema, sem uma resposta única sendo obtida.
Mas ZERO elevado a 1 é igual a ZERO. A propriedade mencionada vale para todo número, e o ZERO não é exceção.
Toda potência tem a sua forma de representação, assim, possui também uma leitura específica que irá depender do valor do expoente. Veja como é feita a leitura das potências. 51 = cinco elevado a potência um ou cinco elevado a um.
A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
expoente (a direita do operador): -5; operador: " ^ "; potência = 0.00032.
Assim, para resolver potências cujo expoente é negativo, proceda da seguinte maneira: Escreva a base da potência na forma de fração; • Inverta a base e também o sinal do expoente; • Faça os cálculos e, se necessário, com as propriedades de potência. São potências cuja base é uma fração.
Exemplos de Potenciação
A expressão 33 equivale a 27.
5 vezes 3 é igual a 5 + 5 + 5. Quando multiplicamos por 3, estamos adicionando um número por ele mesmo, três vezes. Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes.
Exemplo. Para elevar 5 ao cubo, (5)3, fazer a seguinte operação: 5x5x5=125. Portanto (5)3 =125.
Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0.
1 FATOR Page 6 POTÊNCIA DE EXPOENTE 1 Todo número elevado a 1 é ele mesmo ou a própria base. Um número diferente de zero, elevado a um EXPOENTE NEGATIVO, é igual ao seu inverso com expoente positivo.
Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >>
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência).
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente.
Para quem não lembra ou ainda não aprendeu, expoente é aquele número pequeno que fica no alto de outro número, indicando quantas vezes o número de baixo deve ser multiplicado por ele mesmo. Por exemplo, 3² (lê-se três ao quadrado) é igual a 9. Para fazer essa transformação no Word 2007, é bem fácil.
Quais os nomes das 3 principais pirâmides?
Como cuidar das lentes do óculos de grau?
Quais são as atividades físicas inclusivas?
Pode botar silicone com quantos anos?
Por que o número de ouro é irracional?
Qual roupa usar no concurso Banco do Brasil?
Quais os isômeros constitucionais?
Como aumentar massa muscular feminina?
O que é a tecnologia da informação?
O que levar na bolsa para o trabalho?