Um gato com insuficiência renal crônica pode viver de algumas semanas a alguns anos com a doença, dependendo da gravidade e do estágio de evolução da doença.
A manifestação aguda da doença (IRA) diz respeito a uma diminuição do funcionamento dos rins e pode ser causada por algum tipo de intoxicação. Caso o problema não seja diagnosticado a tempo e o animal não receba o tratamento correto, a insuficiência renal pode causar uma infecção nos rins e levar o animal a óbito.
Tratamento da insuficiência renal crónica em gatos
Conteúdo reduzido de proteínas e alto valor biológico, por forma a diminuir os níveis de azotemia e reduzir a hipertensão glomerular.
Restrição do sódio para controlar a hipertensão arterial.
Manter as necessidades calóricas e adequadas a uma situação de catabolismo.
Os sintomas mais frequentes estão relacionados com a perda da função do rim, sendo que os gatos manifestam mais frequentemente uma maior ingestão de água e uma maior frequência de micção. Também manifestam perda de peso, de apetite e vómitos, sem uma explicação clara e aparente.
Infelizmente, a insuficiência renal crônica em gatos não tem cura. No entanto, é possível tratar os sintomas, dando a melhor qualidade de vida possível para o seu gato nessas condições. O médico veterinário irá decidir qual medicamentos serão necessários para melhorar a situação do seu felino.
27 curiosidades que você vai gostar
Sinais de insuficiência renal no gato
Mudança no apetite.
Aumento de sede.
Falta de ou micção frequente.
Urina com sangue ou turva.
Insuficiência renal em gatos: o que é e por que ela ocorre
De acordo com o Dr. Anderson Yogi, médico-veterinário da Petz, um dos principais motivos para isso tem origem fisiológica. “Gatos têm aproximadamente 200 mil néfrons quando comparados com cães, que apresentam mais de 400 mil”, ilustra o veterinário.
Quando ela aparece alta nos exames de sangue, geralmente indica que alguma coisa anormal se passa nos rins pois eles não a estão filtrando direito.
O exame de creatinina é um importante marcador da função renal em cães e gatos. O aumento ou diminuição nesse parâmetro podem indicar diagnósticos diferentes, assim como, o quão alto ou baixo ele está pode indicar um bom prognóstico ou um prognóstico ruim.
“Um dos pontos-chave para o manejo da DRC é manter o paciente hidratado, para isto, o tutor pode incluir alimentos úmidos na dieta do animal (sempre com indicação do médico-veterinário), utilizar fontes em casa, já que os gatos adoram água corrente e acabam incentivados a ingerir mais líquidos.
Em muitos pacientes com DRC, a ingestão de água é insuficiente para suprir a depleção de volume, gerando quadros crônicos de desidratação. Para prevenir a desidratação crônica, além de livre acesso à água limpa e fresca, os proprietários podem ser instruídos a administrar fluidoterapia por via subcutânea.
Mas o que é o certo? Você tem duas opções: enviar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) da prefeitura, para fazer uma incineração (cremação) coletiva ou contratar um crematório particular.
Quando o gato tem o diagnóstico de insuficiência renal, a maioria dos veterinários recomenda a mudança da dieta para uma ração terapêutica, a chamada ração renal. Com menores níveis de proteína, fósforo e sódio, o objetivo dessa dieta é diminuir a sobrecarga nos rins e, portanto, desacelerar a progressão da doença.
– Em casa, usamos ração seca, que tem apenas 12% de umidade. Mas isso não significa que a ração é a culpada – diz, alertando que o acréscimo das versões úmidas do alimento já ajuda a prevenir a doença. Se possível, é aconselhável ter uma fonte de água, pois gatos gostam do líquido corrente.
Redução dietética de fósforo aliada à correção da qualidade e quantidade proteica ingerida são os pontos principais no manejo de gatos com DRC. O uso de dietas específicas para nefropatas é indicado para animais com DRC em estágios II azotêmico (creatinina superior a 2,0 mg/dL), III e IV.
Sintomas: como saber se o gato está com problema urinário
Lambedura da genitália;
Sangue na urina;
Dificuldade e dor ao urinar;
Prostração,
Falta de apetite.
6 dicas de como saber se o gato está com dor
Alterações de comportamento. O primeiro sinal de alerta de que talvez o pet esteja com dor é o comportamento. ...
Falta de apetite. ...
Dificuldade para urinar. ...
Dificuldade de locomoção. ...
Sensibilidade ao toque. ...
Falta de higiene.
Logo, a creatinina alta em gatos geralmente é um indicativo de que há algo de errado com os rins do animal, mas gatos com grande massa muscular também podem apresentar esse nível elevado. “O mais importante é esclarecer que os rins dos gatos são estruturalmente diferentes dos de cães e humanos.
“Não é o ideal que os gatos comam rações (secas ou úmidas) específicas para pets com problemas renais, pois elas são formuladas de acordo com a necessidade dessa doença, como menor quantidade de proteínas e fósforo.
Brincadeiras antes da refeição, brinquedos interativos que estimulam o instinto de caça e misturar alimentos úmidos à ração seca são boas dicas para abrir o apetite do gato. Lembre-se: tome muito cuidado com os petiscos – já que o excesso pode provocar o desinteresse pela comida.
Diferentemente do que muita gente imagina, por exemplo, os felinos não devem tomar leite nem derivados. Também é preciso cuidado com restos deixados nos pratos: carboidratos fazem mal e, dependendo do preparo da carne, ela também pode pode prejudicar a saúde.
A recomendação é procurar ajuda de um médico veterinário imediatamente, pois o bichinho pode estar com alguns desses problemas: lesão no olho (como uma inflamação), problemas na retina, glaucoma, lesão cerebral devido a trauma (queda ou derrame) ou até mesmo algum tipo de câncer.
Para comemorar o dia deles, separei algumas dicas de como agradar um bichano:
Não force a amizade, conquiste! ...
Seja fluente em gatês. ...
Arrume um esconderijo para ele. ...
Mais amor, por favor! ...
Ah! ...
Não deixe seu gato passear na rua. ...
Menos banho, mais caixa de areia. ...
Um gato castrado é um gato feliz.
Não existe um tratamento específico disponível para a maioria dos casos de glomerulonefrite aguda. O distúrbio que causa a glomerulonefrite é tratado quando possível. Pode ser necessário seguir uma dieta baixa em proteínas e sódio até que a função renal seja restabelecida.
Qual o primeiro passo para quem quer se separar?
Como funciona a máscara de venture?
Como montar mesa para noivado?
Como pedir a maquininha da Rede?
Como montar uma paleta de cores a partir de uma cor?
Como abrir uma empresa para venda de mel?
Como iniciar um programa em alta prioridade?
Como evitar sujeira no fundo da piscina?
Quais os sinais de uma tempestade?
Como saber se vale a pena pagar à vista ou parcelado?
Como abrir uma papelaria com pouco dinheiro?
Como saber se estou sendo investigado pela polícia?
Como saber quem visitou meu perfil no Telegram?
Como tirar a transparência imagem cabeçalho Word?
Como saber se uma opção é americana?