O contribuinte facultativo só pode pagar o INSS em atraso para período posterior à sua filiação como contribuinte facultativo e desde que o atraso não seja superior a 6 meses.
O recolhimento retroativo é possível até cinco anos, com o pagamento dos encargos financeiros do atraso, as multas e os juros. Após cinco anos, apenas com a indenização previdenciária, uma maneira de ressarcir o INSS pela falta de recolhimento das contribuições devidas no período.
Se o período atrasado tiver menos de 5 anos, você pode calcular o valor diretamente na Internet. Para períodos anteriores, vá até uma agência do INSS. Observando estes pontos, você poderá contribuir em atraso com sucesso.
A resposta é depende. Para usar esse tempo para se aposentar, você precisa comprovar que trabalhou como empresário ou autônomo no período em aberto. Assim, com a devida comprovação, poderá pagar as contribuições retroativamente.
Por exemplo, para se aposentar por idade, a pessoa precisa de 15 anos de contribuição e 180 meses de carência. Portanto, não basta cumprir o requisito do tempo de contribuição. Também é necessário cumprir o requisito da carência e isso não é possível com o pagamento do INSS retroativo.
15 curiosidades que você vai gostar
Basicamente, existem duas maneiras para requerer o pagamento retroativo do INSS. Por via de regra, ele se dá por vias administrativas ou judiciais (e pode variar em função do formato em que o benefício foi concedido).
Se você é segurado do INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela Justiça, poderá consultar se receberá os valores referentes ao Precatório. O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.
Faça um Mandado de Segurança para adiantar o processo no INSS. Isso pode adiantar em meses a resposta do INSS para sua aposentadoria. O INSS possui um prazo de 90 dias para dar a resposta do seu processo, mas isso quase nunca acontece. E existe uma medida judicial que obriga o INSS obedecer esse prazo de 90 dias.
É possível pagar antecipado no INSS? De antemão adianto que não, não tem como contribuir pagando sobre o futuro para se aposentar mais cedo, por isso não existe pagamento com antecedência. Isso acontece porque as contribuições a vencer do INSS geram uma dívida rotativa mensal, ou, no máximo, trimestral.
Qual o papel dos revestimentos nos medicamentos de liberação prolongada?
Quem tem osteopenia pode tomar café?
Como Sara engravidou na Bíblia?
Como saber se foi feito comunicado de venda de um veículo PR?
Para que tipo de doença em cachorro serve a amoxicilina?
Quanto é 1 4 de xícara de farinha de trigo?
Como evitar que aparelhos queimem?
Qual a chance de cura do câncer de tireoide?
Qual é o salário de um pedagogo concursado?
Quanto tempo vai durar a radiação em Chernobyl?
Qual o nome de outros dois organismos também criados na Conferência de Bretton Woods *?
O que são alimentos funcionais e dê exemplos?