Coração (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo seis horas); Pulmão (retirados do doador antes da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por no máximo seis horas); Rins (retirados do doador até 30 minutos após a parada cardíaca e mantidos fora do corpo até 48 horas);
Geralmente, os corações são transportados em caixas térmicas com temperatura controlada para o organismo receptor. Nesses casos de isquemia fria, tolera-se de 4-6 horas para que haja a viabilidade do órgão.
Segundo o Ministério da Saúde, em alguns Estados do Brasil, quase 60% dos transplantes realizados necessitam de logística aérea, comercial ou militar.
Cientistas desenvolvem fluido que retarda morte celular; órgão pode durar até 10 dias fora do corpo. O transplante de órgãos é uma verdadeira corrida contra o tempo. Atualmente, o tempo máximo que um órgão dura fora do corpo humano é 24 horas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 72% dos pacientes que recebem um novo coração vivem, pelo menos, cinco anos, enquanto 20% alcançam a marca de 20 anos.
O processo funciona a partir da Central Nacional de Transportes, localizada em Brasília. Ela opera em plantão 24 horas por dia. Seus funcionários são informados da disponibilidade de qualquer órgão para doação em território nacional.
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos. Veja mais sobre essas cavidades: Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue.
Alguns cuidados importantes que o transplantado deve ter depois do transplante do coração incluem: Fazer uma alimentação equilibrada, eliminando todos os alimentos crus da dieta e, optando apenas alimentos cozidos para reduzir o risco de infeção.
O primeiro transplante de coração no Brasil aconteceu no dia , no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Foi uma cirurgia pioneira na América Latina, liderada pelo cirurgião Euryclides de Jesus Zerbini.
Pereira, Fernandes e Soler (2009), descrevem os cuidados necessários de alguns órgãos, como por exemplo, para o coração é importante controlar o tempo de isquemia, verificar possíveis anormalidades, tamanho das cavidades cardíacas, hematomas, lesões, e contrações do miocárdio.
O transplante cardíaco demora algumas horas e após o transplante o indivíduo é transferido para a unidade de cuidados intensivos e, deverá permanecer internado no hospital por cerca de 1 mês para recuperar-se e para evitar infecções.
Qual é a taxa mais cara o DOC ou o TED?
Como funciona o fator multiplicador de multas?
Como atribuir um valor a um vetor?
Como se classifica uma sentença?
Quem foi Michael Faraday e o que ele descobriu?
Como se fala oi tudo bem na Argentina?
Quais são os tipos de intercâmbio?
Pode tomar suco verde a qualquer hora do dia?
Qual é o aço mais forte do mundo?
Como calcular fator de forma de uma bacia?
Quando a criança fica muito grudada com a mãe?
Qual o primeiro gênero do cinema brasileiro?
Qual o tamanho do núcleo interno da Terra?
Porque o período socrático tem esse nome?