Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança. A guerra do Paraguai durou seis anos, período durante o qual travaram-se várias batalhas.
História do Brasil
A Guerra do Paraguai aconteceu de 1864 a 1870 e resultou na destruição completa desse país após mais de cinco anos de conflito.
O Império do Brasil, a Argentina mitrista e o Uruguai florista, aliados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Império enviou em torno de 150 mil homens à guerra.
A guerra terminou com cerca de 60 mil mortos do Brasil; o Paraguai, derrotado no conflito que iniciou ao invadir a então província de Mato Grosso, perdeu cerca de 280 mil combatentes, mais da metade da população.
1 Em 1864, o Brasil invade o Uruguai para afastar do poder o setor blanco radical. Esse grupo convence o Paraguai de que os brasileiros iriam voltar-se contra sua soberania. 2 O exército paraguaio invade o Mato Grosso, em 1864, e a província argentina de Corrientes, em 1865, iniciando a guerra.
42 curiosidades que você vai gostar
As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque entre o Paraguai e Brasil, Argentina e Uruguai.
Solano López ordenou a captura de um barco mercante brasileiro e invadiu o Estado brasileiro do Mato Grosso, que o Paraguai e o Brasil disputavam. A partir dali, ele pretendia enviar suas tropas até o Uruguai, mas para isso precisava atravessar a Província argentina de Corrientes.
Os números de mortos da Guerra do Paraguai são polêmicos e acredita-se que ela tenha causado de 300 mil a 450 mil mortos, sendo que, deles, cerca de 200 mil eram paraguaios, entre civis e soldados. Grande parte das mortes foi causada por doenças que atingiram soldados e a população durante o conflito.
A Segunda Guerra Mundial foi o conflito militar mais mortal da história. Um total estimado de 70 a 85 milhões de pessoas pereceram, o que representou cerca de 3% da população mundial de 1940 (est. 2,3 bilhões).
As 10 maiores guerras da históriaPrimeira Guerra Mundial.Segunda Guerra Sino-Japonesa.Rebelião de Taiping.A Guerra dos Trinta Anos.Guerras napoleônicas.Guerra do VietnãGuerra soviética no Afeganistão.Guerra Civil Americana.
José Francisco Lacerda, vulgo Chico Diabo (Camaquã, 1848 — Cerro Largo, 1893), foi um militar (cabo) brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai e ficou famoso por ter matado o ditador paraguaio Francisco Solano López, na batalha de Cerro Corá (1º de março de 1870).
A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.
Ao longo de 116 anos, França e Inglaterra se envolveram em um conflito que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Na chamada Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), as tropas francesas e inglesas se colocaram em combate devido a disputas de ordem econômica e política.
Paulo - Parte do Pantanal pertenceu ao Paraguai - 25/05/98. Se não fosse a Guerra do Paraguai (1864-1870), embarcar para o Pantanal poderia ser uma viagem internacional -parte do atual território brasileiro, entre os rios Apa e Branco, pertencia ao chamado "país guarani".
A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.
As Guerras Napoleônicas também contam com uma das batalhas mais sangrentas da história. O confronto aconteceu em agosto de 1812, durante a invasão da Rússia por Napoleão. 130 mil franceses armados com 500 canhões lutaram contra 120 mil russos com 600 canhões, em Borodino, cerca de 110 quilômetros distante de Moscou.
Nas fileiras militares, a guerra deixou 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos. – Alemanha: 2 milhões de mortos e 4,2 milhões de feridos. – Áustria-Hungria: 1,4 milhões de mortos e 3,6 milhões de feridos. – Rússia: 2 milhões de mortos e 5 milhões de feridos.
Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
A Guerra do Paraguai foi resultado direto do processo de formação das nações da bacia platina (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e dos choques de interesses em questões políticas e econômicas desses países envolvidos.
Aproveitando-se da intervenção do Brasil na guerra civil uruguaia, Solano ordenou a captura do navio Marquês de Olinda, que subia pelo Rio Paraguai em direção à Mato Grosso. Com esta atitude, deflagrou uma guerra contra o grupo que foi chamado de Tríplice Aliança, formado pelo Brasil, pelo Uruguai e pela Argentina.
Alguns especialistas entendem que o conflito era parte da política expansionista de Solano López, outros afirmam que foi uma reação "desproporcional" do ditador à invasão do Uruguai pelo Império brasileiro.
Desde a década de 1960 a história passou a ser contada de outra forma: o capitalismo e o expansionismo inglês teriam sido os culpados pelo conflito. Argumentava-se que o Paraguai estava criando um modelo de desenvolvimento autônomo na região e isso desagradava os interesses britânicos.
O que que o coelho do Minecraft come?
Como saber qual o meu disco rígido?
Como tomar l carnitina para perder peso?
Porque a luz engarrafada economiza energia?
Quanto custa um bunker no GTA 5?
Como saber o nome de uma música de um vídeo?
O quê o Espiritismo fala sobre anjo da guarda?
Como funciona a Jontex sintonia?
Como ter cabelo longo e cacheado?
Como começar uma fazenda de gado do zero?
Como saber qual o plano do meu Tim?
Qual a vantagem de ter uma conta corrente no Sicredi?
O que precisa para ter um jabuti?
O que fazer para ter um corpo perfeito?
Quais vitaminas tomar para quem deseja engravidar?