Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Embora muitas pessoas acreditem que o mel não estraga, outras pensam que quando o mel cristaliza é porque ele estragou. Este é outro mito, quando na verdade, é totalmente o contrário. O mel cristalizado é até mesmo considerado uma prova de que o mel é puro e de qualidade.
Quando estragado, o mel apresenta maior concentração alcoólica, produzindo um cheiro bem forte e característico. Caso não seja uma mudança visível, você pode detectar a validade do mel ao sentir um gosto azedo ou ácido no alimento. Na dúvida, fique de olho no prazo de validade indicado na embalagem do produto.
Por que mel demora para estragar? Uma das coisas que contribuem para o mel durar cerca de dois anos até mesmo fora da geladeira é o fato de o alimento ter pouca água (no máximo, cerca de 20% para ser aceitável para o consumo) e ser quase que totalmente composto por açúcares.
O mel até apodrece, mas demora porque tem pouquíssima quantidade de água em sua composição. O tempo varia de acordo com a excelência no processo de fabricação: o mel ideal tem só 17% de água, o que impede a proliferação de leveduras e microorganismos que deterioram o composto.
38 curiosidades que você vai gostar
Porém, você sabia que uma das mais curiosas, e úteis, características do mel é a sua durabilidade? Pois é, esse delicioso alimento é praticamente o único da natureza que não estraga.
O único alimento que não apodrece é o mel. Além do seu sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga. Na hora de transformar o néctar das plantas em mel, as abelhas batem as asas para retirar o máximo de água da mistura.
Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Acredite: o mel vence sim, geralmente em dois anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O longo prazo de validade está associado ao fato de que o alimento é um ambiente impróprio para a sobrevivência da maioria dos micro-organismos.
Como habilitar o JavaScript no seu navegador?
Como conseguir maestria no Wild Rift?
Como atualizar o plugin do Flash no Chrome?
Como habilitar o QR Code Santander?
Como verificar se o Java está habilitado no navegador?
Como deixar o celular sempre em 4G?
Como habilitar novo Certificado Digital?
Como habilitar certidão de crédito trabalhista?
Como lavar cortina para não desbotar?
Como foi a colonização de Santa Catarina?
O que falar no Tinder quando da Match?
Como os portugueses se comunicavam com os índios?
Quantos dias os sintomas da dengue fica no corpo?
Como foi a chegada da família real no Rio de Janeiro?
Como foi a libertação dos escravos no Brasil?
Como a Macedônia dominou a Grécia?
Quais as dificuldades enfrentadas pela gestão de transportes?