Todo o exame não dura mais do que 10 minutos, sem necessidade de repouso ou afastamento das atividades diárias após a sua realização. No entanto, pode ocorrer um sangramento leve por 3 a 5 dias após a realização do exame, acompanhado de cólicas.
A vídeo histeroscopia é um exame de endoscopia uterina e é diferente da ultra sonografia. O exame pode ser realizado em ambulatório, ou em centro cirúrgico com sedação anestésica. O exame diagnóstico (ambulatorial) é rápido, dura de 3 a 5 minutos.
A histeroscopia (ou videohisteroscopia) é um exame onde é introduzido através do colo uterino um instrumento fino de aproximadamente 5 mm (histeroscópio) tem como objetivo a avaliação da cavidade uterina trazendo o diagnóstico de patologias uterinas como miomas, pólipos, endometrite, câncer, entre outras.
O tempo médio do exame é de 5-10 minutos e após seu término a paciente é liberada para suas atividades diárias sem necessidade de repouso. Habitualmente percebe-se uma cólica tipo menstrual durante a realização do exame, leve, que pode ser minimizada com uso prévio de Buscopan® ou Buscofem® 30 minutos antes.
São fatores determinantes para a complexidade do procedimento a idade da mulher, a sua paridade (número de partos), a indicação para a sua realização e a experiência do ginecologista. Habitualmente, é um exame simples e que demora entre 20 a 30 minutos.
36 curiosidades que você vai gostar
Após a cirurgia, quando o procedimento é mais simples, é recomendado apenas um repouso de 24 horas. Já nos casos mais complexos, como a remoção de miomas maiores, a recomendação é de repouso por mais dias, de acordo com orientação médica.
de 1 a 3 dias., e se for videohisteroscopia diagnostica, pode voltar as atividades no mesmo dia.
O exame é simples, podendo ser realizado em nível ambulatorial, ou seja, no próprio consultório do médico, sem anestesia e sem internação. Através da vagina, o médico introduz no colo do útero uma cânula com 1,2 a 4 mm de diâmetro e que tem uma microcâmera e uma luz na pontinha.
A histeroscopia cirúrgica requer anestesia que pode ser geral ou raquianestesia para evitar desconfortos.
Como se preparar
Para fazer a histeroscopia diagnóstica é recomendado evitar ter relações sexuais nos 3 dias anteriores ao exame e não passar cremes na vagina 48 horas antes do exame.
Em casos selecionados pode ser realizada anestesia local no colo do útero, por forma a que o procedimento seja mais facilmente tolerado. A ressectoscopia (histeroscopia cirúrgica no bloco operatório) é realizada com sedação ou anestesia geral, não estando associada a dor.
Por ser minimamente invasivo, normalmente, o pós-operatório da Histeroscopia Cirúrgica é tranquilo. Após o efeito da anestesia, a paciente deve ficar em observação de 30 minutos a uma hora, e quando não sentir mais qualquer tipo de desconforto, deverá ser liberada.
A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.
Se toda a despesa é particular, em torno de 5 a 10 mil, depende do estado.
Histeroscopia diagnóstica: tem como objetivo a visualização interna do útero para diagnosticar possíveis alterações ou doenças. Saiba mais sobre a histeroscopia diagnóstica; Histeroscopia cirúrgica: tem como objetivo tratar as alterações existentes dentro do útero.
Não há problema em ter relações sexuais. Mas pólipos endometriais tem indicação de serem retirados. A cirurgia é simples e feita por via Histeroscopica. A Histeroscopia é uma endoscopia, só que ao invés de ser digestiva é ginecológica.
Dessa forma, para que a mulher que passa pelas cirurgias uterinas possam engravidar posteriormente, é necessário esperar o processo de regeneração do endométrio e a cicatrização completa do útero. Assim, é possível passar por uma gravidez segura e livre de complicações.
O exame de histeroscopia é indicado para as mulheres com suspeita de infertilidade, ou que apresentem pólipos, miomas, aderências uterinas, alterações no endométrio, sangramentos, adenocarcinomas , abortamentos de repetição, entre outros.
Sendo a cirurgia um sucesso não há restrição ao trabalho.
O ideal é o repouso físico e sexual 3 a 5 dias antes e depois da histeroscopia. Converse com o seu médico. Esclareça todas as suas dúvidas antes da cirurgia. Agende a sua consulta.
O sangramento após um histeroscopia pode persistir além de 20 dias, principalmente quando associado a alterações uterinas como miomas, pólipos e adenomiose.
Pode ser normal sim. O sangramento pode persistir até 15-20 dias após a histeroscopia. Se o sangramento não está intenso, se as dores não são intensas e se você não tiver febre tudo está bem. Se dúvidas ou sinais de alerta entre em contato com o seu médico.
É normal ter dor leve por 5 a 7 dias após a histeroscopia cirurgica, facilmente controlada por medicações analgésicos e anti-inflamatórias. Esse procedimento não altera o funcionamento do trato gastro-intestinal. O uso da glicina na histeroscopia pode favorecer a distensão abdominal e provocar náuseas e vômitos .
Com a Histeroscopia com ou sem Biópsia é possível investigar a causa de sangramentos excessivos fora do período menstrual. Também é um dos exames indicados na investigação de infertilidade, para avaliar malformações uterinas, obstrução de trompas (tubas uterinas).
Como tem que ser um namoro cristão?
Qual pomada posso passar em cachorro?
Quantas horas tem o jogo The Evil Within?
Como transmitir o zoom do celular para TV?
Como cobrar de um cliente por telefone?
Pode transferir o Auxílio Emergencial para o PicPay?
Como parecer ter mais corpo nas fotos?
Como transmitir o som do celular para TV?
O que é uma pré-venda de livros?
Como ter os emojis do Mac no Windows?
Como transferir programas para o SSD?
Qual o principal objetivo da queimada?
Como usar Emoji no teclado do Mac?
Quando se pode usar prova emprestada?
Quantos minutos tem um comercial de TV?
Como fazer os cristais funcionarem?