A economia de mercado socialista é o modelo econômico empregado pela República Popular da China. É baseado em empresas estatais e uma economia de mercado, e teve suas origens na política de Deng Xiaoping que chamou o seu sistema econômico de socialismo com características chinesas.
Porque é um país socialista, concentrando as ações políticas em um partido único ( característica típica de países socialistas ), mas que possui regras de mercado capitalista.
República Estado unitárioEstado comunistaEstado socialistaUnipartidarismo China/Governo
Socialismo democrático é uma orientação política que propõe a criação de uma economia democrática, baseada na propriedade pública de serviços e/ou meios de produção, empreendida por e para cidadãos conscientes de seus direitos políticos em democracia política.
Foram fatores essenciais, os investimentos em logística, políticas públicas de estado, capacitação pessoal, desoneração fiscal ao capital de investimento externo, foram alguns dos fatores identificados como fundamentais para o crescimento econômico chinês.
Em 1979, a China cria 4 zonas económicas especiais em Shenzhen, Shantou, Zhuai e Xiamen, com o objectivo de atrair investimento estrangeiro. São criadas também leis especiais para essas zonas, que abarcam questões sensíveis como a propriedade dos terrenos e as relações laborais.
Comunismo (do latim communis) é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sobre as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...
Exemplo: o caso da China . O socialismo de mercado teve início na China no final da década de 1970, quando Deng Xiaoping implantou reformas econômicas no país. Uma das principais medidas foi a abertura da economia chinesa ao mercado econômico exterior. Porém, o Partido Comunista Chinês continuou controlando a política chinesa.
China, Vietnã e Laos são, atualmente, os únicos países a seguirem o socialismo de mercado. - Controle social realizado pelo governo, através da censura e repressão aos opositores; - Estímulos voltados para a instalação de multinacionais no país. Os incentivos fiscais e manutenção de mão de obra barata são exemplos destes estímulos.
Para o crescimento do mercado chinês, o país contou com capital estrangeiro, a fim de iniciar seu processo de industrialização, tardia, se comparado as demais potencias. No período de guerras, o Japão, com o expansionismo de colônias entre as grandes potências, dominou boa parte do território chinês.
O Partido Comunista chinês controla o ritmo e a velocidade da abertura econômica, garantindo altas taxas de crescimento econômico, sem grande desgaste político. A prioridade política de longo prazo do partido não é implementar um processo de abertura rápida para um regime democrático, que é considerado algo de alto risco.
Como podemos reduzir a umidade dos alimentos?
O que é uma interação harmônica?
Como funciona o plantão de 24 horas?
Quanto tempo deixar a batata na cabeça?
Qual a importância de um para-raios?
Como definir uma amiga em uma palavra?
Quem criou o sistema de numeração indo-arábico?
Qual a origem da brincadeira bandeirinha?
Como lavar edredom de pena de ganso em casa?
Quais são os 4 tipos de planejamento?
Qual a função do retorno da piscina?
Qual a origem dos alimentos funcionais?
Como saber se a gravidez não está indo bem?