O início da ação analgésica por via oral ocorre entre 30 a 45 minutos e a duração da ação é de 4 horas, sendo que o pico do efeito analgésico é obtido entre minutos. Equivalência: 200 mg de codeína por via oral equivalem a 10 mg de morfina intramuscular.
Tais como o álcool, sedativos, anti-histamínicos ou fármacos psicotrópicos. A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeína por impedir sua metabolização.
A superdosagem pode causar depressão respiratória, podendo ou não haver depressão do SNC, sonolência, vômito, hipotensão e demais sintomas.
Em doses terapêuticas, o efeito analgésico alcança o pico em 2 horas e persiste por entre 4 e 6 horas.
De modo geral, de acordo com o processo doloroso, recomenda-se:
Paracetamol + Fosfato de Codeína 7,5 mg | 1 comprimido a cada 4 horas |
---|---|
Paracetamol + Fosfato de Codeína 30 mg | 1 comprimido a cada 4 horas |
Os efeitos colaterais mais frequentes observados incluem tontura, sedação, náusea e vômito. Estes efeitos se manifestam de forma mais proeminente em pacientes ambulatoriais do que em pacientes hospitalizados. Também pode ocorrer em raros casos: euforia, disforia, constipação e prurido.
Efeitos colaterais da codeína Entre os efeitos colaterais dessa substância estão náuseas, vômitos, secura na boca, prisão de ventre, midríase , coceira pelo corpo, confusão, tonturas e depressão respiratória.
Os efeitos depressores da codeína são potencializados pela administração concomitante de outros depressores do sistema nervoso central como o álcool, sedativos, anti-histamínicos ou fármacos psicotrópicos. A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeína por impedir sua metabolização.
Se o paciente fez cirurgia recente ora do trato intestinal, ora do urinário. Ademais, sabe-se que o comprimido de codeína também é contraindicado para crianças, recém-nascidos e bebês prematuros. Podem ocorrer irritação local, dor e endurecimento após injeções subcutâneas repetidas.
A dose deve ser administrada de acordo com a sensibilidade de cada indivíduo. A codeína possui uma menor propensão em causar dependência, frente aos demais analgésicos opióides, mas isto não a exclui do risco. Sendo assim, é comercializada somente sob a retenção da receita médica.
Qual a despesa para se ter e manter o MEI?
Quantas empresas de entrega existem nos EUA?
Quais as três etapas básicas da carcinogênese?
O que é responsabilidade civil do síndico?
Quais são os tipos de cadeia produtiva?
Quanto tempo o propionato de clobetasol faz efeito?
Quais são as principais etapas de uma boa gestão?
Como conseguir comprovante de matrícula pela internet?
Quem tem diabete pode tomar Coristina D?
Quais frutas quem tem trombose pode comer?
Qual o melhor lugar para um aposentado morar?
Quanto custa uma cirurgia para diminuir as bochechas?