Na maioria dos casos, o corrimento marrom na gravidez é considerado normal, acontecendo em pequena quantidade e possuindo duração de até 3 dias, não sendo necessário realização de tratamento específico.
O corrimento marrom antes da menstruação é considerado comum quando o fluxo menstrual está chegando e, geralmente, não indica um problema de saúde. Também é normal observar o sangramento borra de café no final da menstruação, desde que não venha acompanhado de outros sintomas como coceira, mau cheiro e dor ao urinar.
O corrimento marrom pode estar presente durante o ciclo menstrual, mas normalmente ocorre após ou antes da menstruação de fato. É o resultado de “restos de menstruação” que a mucosa uterina não conseguiu eliminar totalmente. Não é considerado grave, pois é a eliminação de sangue coagulado e tecido endometrial.
Corrimento marrom pode ser sinal de gravidez, mas também há outras possibilidades como, por exemplo, escape por baixa hormonal (progesterona), sangramento de ovulação e também inicio da menstruação, sangramento por privação ou induzido por pílulas do dia seguinte.
Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido. Assim, desde o início do primeiro trimestre, a grávida tem um corrimento que pode ser normal.
Corrimento marrom pode sim, ser um sinal de gravidez. Quando ocorre a nidação (implantação do embrião fecundado na parede uterina), pode haver a eliminação de pequena quantidade de sangue pela vagina, com aspecto marrom-avermelhado, acastanhado ou marrom claro.
A gravidade do corrimento marrom vai depender da intensidade em que ele acontece e da fase da gestação que a mulher se encontra. Quanto mais intenso e se acontecer ainda no primeiro trimestre da gestação, pode trazer uma preocupação maior, pois pode estar relacionado à perda do endométrio onde o bebê está fixado.
O corrimento escuro pode ser gravidez, mas nem sempre isso acontece. Isso porque, em algumas mulheres, às vezes, surge um fluxo maior de sangue antes ou nos últimos dias da menstruação. Em alguns casos, o fluxo pode diminuir nos últimos dias da menstruação, fazendo com que o sangue fique mais concentrado e mais escuro.
O corrimento claro, em pouca quantidade, e com consistência gelatinosa é mais comum no início da gravidez, sendo menos preocupante, mas o corrimento muito escuro, com cheiro forte pode indicar alterações mais graves. Saiba quais são as possíveis causas de corrimento na gravidez e quando pode ser grave.
O que é uma inflamação crônica?
Quais são as principais sanções administrativas?
Quais os problemas enfrentados na escola hoje?
É seguro comprar imóvel com contrato de gaveta?
Quando as hemácias estão altas O que quer dizer isso?
O que é a morte para o budismo?
Como funciona o repelente elétrico RAID?
Quantos pajens e daminhas devem ter em um casamento?
O que é um perfil facilitador?
Como calcular a multa do artigo 467?
Qual o melhor país para estudar Direito?
Qual horário devo medir a pressão?
Qual a função do açúcar de confeiteiro?
O que acontece quando uma pessoa rompe o ligamento do joelho?
Pode dormir com a pomada Azelan no rosto?