Normalmente após um mês os pacientes em sua maioria relatam a resolução do quadro álgico. Claro que dependendo da gravidade do trauma torácico, do número de costelas fraturadas e de eventuais lesões dos nervos que passam em baixo de cada costela, as dores podem ser mais intensas e com resolução mais prolongada.
O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.
Não tem como imobilizar fratura de costela, pois comprometeria a respiração. Ela cicatriza, pois o corpo forma um tecido cicatricial no foco de fratura que diminui a mobilidade no foco de fratura, estimulando a cicatrização.
Se uma costela foi quebrada, o tempo de recuperação pode variar entre 4 a 6 semanas. O médico talvez tire raios X para verificar se o osso está curado antes de permitir que o paciente retorne a atividade ou ao esporte, especialmente se for um esporte de contato.
Antes de entender as razões que podem levar ao baço inchado ou aumentado – a chamada esplenomegalia – vale a pena entender o que é e qual a função deste órgão. O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente está relacionada com infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos ...
Dor abdominal do lado direito, abaixo as costelas, pode ser hepatite, apesar de que no seu caso, os exames estão dentro da normalidade. Outra possível causa para as dores abdominais é a presença de cálculos (“pedras”) na vesícula biliar.
Como se trata de uma costela rachada ou quebrada? Na maioria dos casos, as costelas quebradas se curam por si só depois de um ou dois meses. Os analgésicos são utilizados contra a dor. No passado, eram usadas faixas de compressão para tratar costelas fraturadas.
Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12. As costelas, juntamente com o esterno (osso localizado na região média do tronco) e cartilagens costais formam um dos maiores elementos de sustentação do corpo quando se fala em estruturas anatômicas.
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
Alguns fatores também podem aumentar o risco de quebrar uma costela, como acontece no caso das pessoas que sofrem de osteoporose ou câncer. No caso dos idosos, uma costela quebrada pode ser provocada por quedas ao solo.
Qual a doença que o cachorro transmite?
O que são sistemas de picking?
Quais são as fases da execução trabalhista?
Quais são os tipos de aneurisma?
Qual foi a representatividade do cangaço?
Quando se dá a litispendência?
Quais os meses mais quentes no Rio de Janeiro?
O que o neto do meu avô e meu?
Qual a melhor madeira para defumação?
O que ocorre em caso de penhoras sucessivas sobre o mesmo bem?
Quais são os melhores alimentos para comer quando está fazendo quimioterapia?
O que pode ser considerado como pobre?
Como funciona o cartão poupança da Caixa?