Na grande maioria dos casos, entre sete e dez dias a icterícia neonatal regride espontaneamente sem qualquer tratamento. No entanto, existe a possibilidade de demorar um pouco mais.
Geralmente, os olhos amarelados do recém nascido é chamado de icterícia fisiológica. Essa icterícia não é uma doença, ela é apenas uma adaptação do metabolismo do recém nascido e tende a resolver na primeira ou segunda semana de vida.
Esse tipo de icterícia surge cerca de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê, dura, em média, sete dias e, de uma maneira geral, é benigna e reversível. Pode ser desencadeada por problemas na circulação hepática, deficiências na captação, excreção e conjugação da bilirrubina ou aumento da produção dessa substância.
A fototerapia, popularmente conhecida como banho de luz, é o tratamento mais indicado para recém-nascidos. Essa técnica expõe a criança a lâmpadas específicas que atingem a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.
Dependendo da intensidade da icterícia, o tratamento pode levar de 7 a 10 dias. Neste período, é indicado que o bebê seja amamentado normalmente.
17 curiosidades que você vai gostar
Uma parte dessa substância vai para o intestino, sendo eliminada pelas fezes, outra é filtrada nos rins, sendo descartada na urina, enquanto outra pequena parte cai na corrente sanguínea.
“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).
A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.
“Em um primeiro diagnóstico, o médico aperta suavemente o dedo indicador na cabeça e no corpo do bebê para verificar se a área fica amarelada ou se a cor da pele permanece igual. Posteriormente, é realizado o exame de sangue para detectar o nível de bilirrubina presente.
A doença afeta um em cada 15 mil bebês. DIAGNÓSTICO – A icterícia ocorre quando a pele e o branco dos olhos (esclerótica) da criança ficam amarelados. A alteração se deve ao excesso de bilirrubina, pigmento de cor amarelada produzido normalmente pelo metabolismo das células no sangue.
Se a causa subjacente dos olhos amarelados for uma infecção como hepatite C ou malária, podem ser prescritos antibióticos, medicamentos antifúngicos ou antivirais. Se o uso de álcool ou drogas fizer parte do diagnóstico, o abandono dessas substâncias iniciará o processo de cura.
A icterícia neonatal é uma alteração muito comum no recém-nascido, especialmente em prematuros, que se caracteriza pelo excesso de bilirrubina na corrente sanguínea, causando olhos e pele amarelados.
Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.
A icterícia causa a coloração amarela da pele e dos olhos do bebé, podendo também deixá-lo sonolento e dificultar um pouco mais a sua alimentação. As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.
Como tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.
Normalmente a análise de bilirrubina é requerida para teste de função hepática, uma vez que o catabolismo da bilirrubina faz parte do metabolismo normal do organismo e no soro a concentração de bilirrubina total é baixa, variando de 0 até 1,2 mg/dL e de bilirrubina direta varia de 0 até 0,3 mg/dL.
A icterícia traz preocupação quando os níveis muito altos de bilirrubina no sangue provocam uma alteração do sistema nervoso, tendo como consequência crises convulsivas, problemas auditivos e uma doença que se chama Kernicterus.
Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.
A icterícia neonatal deve ser melhor investigada quando ela tiver as seguintes características: Inicia-se nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Apresenta concentrações sanguíneas acima de 20 mg/dl. Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros).
Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê.
Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.
Mesmo assim, bebês com menos de seis meses podem tomar o banho de sol, que deve durar de cinco a dez minutos no corpo todo ou 30 minutos apenas no braços e pernas. Já que não podem usa protetor solar, o ideal é que fiquem expostos entre 7h e 10 h da manhã ou após às 16h, quando a incidência dos raios solares é menor.
Como saber se o bebê está com icterícia
Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.
A fototerapia consiste em colocar o recém-nascido sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED. A ação da luz desencadeia uma alteração na estrutura da bilirrubina que se encontra na superfície da pele, facilitando seu metabolismo e sua eliminação.
Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.
O que é o sistema ventricular do cérebro?
Onde fica o sensor do air bag?
Qual objetivo de trabalhar aumentativo é diminutivo?
Quem tem problema de refluxo pode tomar café descafeinado?
O que é e como funciona o parlamentarismo?
Pode limpar painel de carro com detergente neutro?
O que significa TRCF na conta de água?
Como saber se a incompetência é relativa ou absoluta?
Como fazer um resumo para apresentação de monografia?
Qual o papel do técnico de enfermagem na sala de emergência?
O que foi as gerações p F1 e F2 na experiência de Mendel?
Quando vai começar a esquentar em Santa Catarina?
Qual o tamanho de um ovário Policistico?
Qual melhor praia do litoral de São Paulo?