Germinação: epígea, com início entre 5 a 35 dias após a semeadura. O poder germinativo é alto, até 91 %. As mudas atingem porte adequado para plantio aos 5 meses, após a semeadura. Associação simbiótica: as raizes da pata-de-vaca não associam-se com Rhizabium (Faria et al., 1984a, 1984b; Oliveira, 1999).
5 à 9 metros de altura
A pata-de-vaca é uma árvore brasileira com um tronco espinhoso, que mede de 5 à 9 metros de altura, e que produz flores grandes e exóticas, geralmente brancas.
Para prevenir pragas e doenças é indicado fazer podas de limpeza no final do inverno, retirando folhas e ramos secos, flores murchas e eventuais parasitas. Essa manutenção garante que a planta se desenvolva de forma saudável.
Plante em terra fértil, numa sementeira que precisa ser mantida em local arejado nas primeiras semanas ou até que os brotos tenham pelo menos três pares de folhas. No Brasil, perde parte das folhas no inverno, por isso, evite plantar a pata-de-vaca perto de uma fonte ou piscina.
Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.
Na base de cada folha há dois espinhos, um pouco curvos. ... Muitas vezes se confunde a árvore pata-de-vaca com outra árvore ornamental também chamada pata-de-vaca ou mororó, mas que se distingue da verdadeira pata-de-vaca porque não tem espinhos e as folhas são maiores e mais arredondadas e as flores são coloridas.
A pata-de-vaca dá flores entre agosto e outubro Como acontece a maioria das outras 250 espécies desse gênero, a florada surge quando a árvore está praticamente sem folhas e as vagens de sementes, formadas após a polinização, ficam vários meses presas nos ramos.
Faz muito sucesso na arborização de vias públicas por suas flores grandes e exóticas, distintas de sua irmã, árvore-orquídea, apenas na cor, aqui branca, lá pink. Apesar de não existirem pesquisas comprovando seu benefício à saúde, as folhas da pata-de-vaca são usadas popularmente no controle de diabetes, consumidas na forma de chá.
A Pata de Vaca também é usada em parques e jardins por ter flores bonitas e fornecer pólen para as abelhas. Como ela não cresce muito, é recomendada para arborização de ruas estreitas e sob a rede elétrica.
Como cuidar das mudas e plantar as sementes da pata-de-vaca Sua multiplicação costuma ser feita por sementes , na primavera, quando as vagens racham sozinhas no pé. Plante em terra fértil , numa sementeira que precisa ser mantida em local arejado nas primeiras semanas ou até que os brotos tenham pelo menos três pares de folhas .
As principais características que diferenciam essa espécie de Pata de Vaca das outras, são a presença de ramos com espinhos e flores exclusivamente brancas, pois as outras espécies do gênero Bauhinia não têm espinhos e possuem flores de coloração entre branco e rosa.
Qual Salmo ler antes de dormir?
O que pode ser retificado na DCTF?
Em quais situações Extingue-se a execução a partir de qual momento terá efeito?
Quais contribuições estes pensadores trouxeram para a evolução da ciência?
Qual a diferença entre ter fé e confiar?
Qual celular que vai sai de linha?
O que é uma instituição social Cite dois exemplos?
Que linguagem de programação o Roblox usa?
Quais as funções dos antígenos?
Qual é a melhor câmera para esportes radicais?
Quais são as principais conseqüências da Segunda Guerra Mundial?
Quem paga o seguro de vida do trabalhador?
Quais são os elementos da composição?
Como a periculosidade ajuda na aposentadoria?