Entretanto, o ácido lático provavelmente não é o único responsável pelas dores pós-exercícios, que podem também ser causadas por microlesões nos músculos . A excreção do excesso de ácido lático é feita pela urina e pelo suor em cerca de 25 minutos de repouso.
Essa reação solitária produz o ácido lático, que é um dos causadores das dores musculares. O melhor procedimento para evitar sua formação é, depois de fazer um exercício, realizar por alguns minutos outro exercício (correr, pedalar, nadar) em menor intensidade.
Maughan (2000) afirma que o lactato tem dois destinos principais, primeiro a oxidação para CO2 e H2O no músculo esquelético inativo e no miocárdio; e, segundo, gliconeogênese hepática.
O que significa lactato alto
O aumento da concentração de lactato circulante, chamada de hiperlactemia, pode acontecer devido ao aumento da produção de lactato, alteração no fornecimento de oxigênio para os tecidos ou deficiência na eliminação dessa substância do organismo, resultando no seu acúmulo no sangue.
A produção de CO2 tem um comportamento muito parecido ao do lactato, ou seja, tem um aumento linear e progressivo, até um certo ponto quando então perde essa condição de linearidade e passa a ter um aumento mais acentuado.
42 curiosidades que você vai gostar
O aumento do nível de lactato no sangue leva a um aumento da ventilação e da produção de CO2, de modo que seu limiar aeróbico e seu limiar anaeróbico também podem ser determinados pela ventilação e pelos gases respiratórios.
Lactato é a forma ionizada do ácido láctico, produzido principalmente pelos músculos, glóbulos vermelhos e células cerebrais durante a produção de energia anaeróbica. Em condições normais, a concentração no sangue humano é baixa.
O organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício. ... A dosagem do lactato permite avaliar a capacidade de exercício e monitorar a intensidade de treinamento dos atletas.
No dia a dia do plantão, a causa mais comum de aumento do lactato é a má perfusão sistêmica: a redução na oferta e/ou captação de oxigênio nos tecidos favorece o metabolismo celular anaeróbio, com maior produção do ácido lático.
Quantos instrumentos Niall Horan toca?
Qual a tecla de função responsável para ativar o Wi-Fi?
Como verificar se os pneus estão bons?
Quantas linhas deve ter cada parágrafo da redação do Enem?
Quantos e quais são os fatores de produção?
Qual marca de miojo faz menos mal?
O que é bom para desinflamar terçol?
Qual é o principal problema ambiental decorrente da abertura de rodovias na Amazônia?
O que são interações não Epistáticas?
O que desobedecer as ordens emanadas da autoridade competente?
Quando o casal toma Fluconazol pode ter relação?
Quais os principais fatores interferem na propagação vegetativa?
Qual a diferença entre o MOSFET do tipo depleção para o tipo intensificação?