· “O ideal é passar o óleo de 5 a 10 minutos antes de lavar. A fibra capilar absorve rapidamente o produto”, explica a cabeleireira.
"Seque bem o cabelo para tirar toda a umidade e depois aplique o óleo mecha a mecha, nele inteiro. Após feita a umectação, é necessário lavar porque toda oleosidade que o cabelo precisava, ele já absorveu depois de 20 ou 30 minutos.
Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.
Diluir um shampoo transparente ajuda a remover umectação dos cabelos lisos. As crespas e cacheadas costumam remover a umectação com a técnica UCPE, que usa o condicionador para retirar o óleo de maneira mais fácil e sem comprometer a nutrição que acabou de ser feita.
Como fazer: com o cabelo limpo e seco, passe o óleo de coco em todo o comprimento e pontas. Para os cabelos secos, o óleo pode ser passado desde a raiz. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e lave o cabelo normalmente.
31 curiosidades que você vai gostar
Concluindo: Você pode sim usar a chapinha após a umectação capilar, desde que: Lave o cabelo com shampoo transparente para tirar todo o excesso de óleo dos fios.
Basta lavar bem os fios após o tratamento. E lembre-se que espuma não é sinônimo de limpeza, então, evite shampoos com sulfatos ou antirresíduos, pois eles podem agredir os fios e fazer com que todos os benefícios da umectação noturna se percam.
O uso contínuo do óleo de coco no cabelo pode criar uma camada que impede que a água penetre no fio, ou seja, ele não vai hidratar e outros produtos que você usar não terão o mesmo efeito por causa dessa película que ele cria nos fios.
Enquanto a maioria dos produtos de cabelo não devem ser aplicados na raiz para não causar caspa, o óleo vegetal pode ser aplicado sem medo. Na hora da umectação, é ideal usar o produto desde a raiz até as pontinhas, para quem a nutrição seja intensa em todo o comprimento.
Melhores óleos para o cabeloÓleo de argan. ... Óleo de côco. ... Óleo de rícino. ... Óleo de macadâmia. ... Óleo de amêndoa. ... Óleo de alecrim. ... Óleo de melaleuca.
Usando o método UCPE
Esse é um método famoso utilizado por muita mulheres na hora de retirar o óleo dos cabelos. Basicamente, ele funciona assim usando o condicionador para ajudar a retirar o óleo na hora do enxágue.
Se as madeixas forem muito ressecadas, por exemplo, dá para apostar na técnica uma vez por semana e até usar o óleo antes de cada lavagem para fazer pré-poo - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui.
Quantas vezes posso usar o óleo no cabelo? Se você quer usar o óleo como um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Quem quer investir em um tratamento mais profundo pode investir na umectação com o produto uma vez por semana.
Aplicar o óleo em cabelos molhados ajuda no desembaraço dos fios, maciez ao toque e proteção contra o calor do secador . A aplicação no cabelo seco, oferece um brilho extra e um um melhor controle de frizz, além de proteção UV e proteção contra a poluição.
1 - Depois de aplicar óleo em todo o cabelo, deixe a umectação agindo nos fios por, no mínimo, duas horas; 2 - Quando chegar a hora de retirar o produto, divida o cabelo em seções e aplique um condicionador de fórmula leve em todas as elas.
Na hora da umectação - procedimento que nutre e hidrata profundamente os cabelos secos -, os óleos capilares são os responsáveis por fatores como diminuição do frizz, aumento do brilho e aspecto saudável; mas o crescimento dos fios - mais um dos benefícios da técnica - é garantido pela massagem.
Vale lembrar que a umectação noturna é um tratamento de nutrição intenso, por isso, é bom não abusar. Ela é ótima para cabelos ressecados, cacheados e crespos e nestes casos, pode até ser feita uma vez por semana. Para outros tipos de cabelo, o tratamento deve ser mais espaçado, de acordo com as necessidades dos fios.
Frequência: 1 ou 2 vezes por semana, para quem lava o cabelo até 3 vezes por semana, quem lava todos os dias, pode optar por acrescentar mais 1 dia de hidratação ou intercalar com uma umectação. Essa frequência não é alta e não pesa nos fios.
Escovar os cabelos logo após um tratamento hidratante pode ser benéfico se os fios estiverem saudáveis. O ar do secador higieniza os poros do couro cabeludo, enquanto a alta temperatura ajuda a ativar os nutrientes do tratamento, principalmente se o produto utilizado for termoativo.
Então, você decide se quer deixar secar naturalmente ou usar o secador. Mas “aplique um produto termoativado antes disso”, alerta Ruben. Como sua ação começa ao entrar em contato com o secador, protege a fibra capilar. “Sem ele, a hidratação perde todo o efeito”, orienta o profissional.
“Óleos, de maneira geral, não devem ser usados nessas situações, com sol direto nos fios. É importante investir no protetor térmico, que não vai absorver o calor, mas barrá-lo”, complementa Marcela.
Além de criar a camada protetora antes da lavagem, outro benefício do óleo capilar é que o produto também repõe os nutrientes que as madeixas perdem normalmente, como as vitaminas A, D e E, além de minerais e ômegas. Com isso, o cabelo fica mais forte e menos propenso a quebras, frizz e ressecamento.
Os melhores óleos para umectação capilarÓleo de abacate. Esse é um dos melhores e mais conhecidos óleos para umectação. ... Óleo de linhaça. ... Óleo de Manketti. ... Óleo de Oliva. ... Óleo de amêndoas. ... Óleo de gérmen de trigo. ... Óleo de Macadâmia. ... Óleo de coco.
É claro que deve-se atentar para que o produto seja aplicado do meio para final dos fios, não realizando a aplicação diretamente na raiz do cabelo, o que ocasionaria alto nível de oleosidade para quem possui raiz oleosa.
Quais são as 3 claves mais usadas?
Por que muitas empresas ainda não contratam Pcds?
Qual é para Montaigne a relação entre Filosofia e consciência da morte?
O que é responsabilidade jurídico-penal?
Como conseguir o formulário do passe livre?
O que fazer para a grama ficar bonita?
O que é a gestão ambiental e quais são seus benefícios?
Qual é a faculdade mais difícil do mundo?
Quem foi a primeira doppelganger?
O que acontece se não usar sutiã?
Quais são as quatro dimensões dos direitos fundamentais?
Como consultar o saldo do auxílio?
Qual a diferença de uma xícara e uma caneca?
Como memorizar aquilo que leio?
Porque a salsicha fica melada?
O quê estrangeirismo e exemplos?
Qual o principal motivo do desmatamento da floresta amazônica?