O principal fator que faz com que as organizações não pensem nesse assunto de forma estratégica é a falta de informação. Muitas gestoras e gestores não conhecem as particularidades de cada deficiência e não sabem como tratar seus colaboradores da forma correta. Em casos extremos, isso pode até causar discriminação.
A pessoa com deficiência pode trazer muitos benefícios para a organização. Seu potencial de produtividade pode ser igual ou superior à média dos outros colaboradores, além de ela ter mais habilidades para tolerar frustrações. Além disso, a equipe terá muitos aprendizados sobre inclusão e cooperação.
PCDs não podem ser cobrados como os demais
Afora suas limitações que demandam adaptações físicas e tecnológicas na empresa, pessoas com deficiência devem ser tratadas como qualquer outro funcionário da empresa.
Os entrevistados acreditavam que as pessoas com deficiência tinham condições de exercer um trabalho, mas apontaram algumas dificuldades em função: a) dela própria - falta de escolaridade, de interesse e de preparação profissional e social; b) da empresa - condições inadequadas do ambiente físico e social, falta de ...
4)Apesar da lei obrigar grandes empresas a contratarem pessoas com deficiência, isso nem sempre acontece, o que gera multas do Ministério do Trabalho. Quais seriam os dois motivos principais que levam as empresas a não cumprirem a lei? Geração maior de custos e saídas para consultas médicas.
24 curiosidades que você vai gostar
Como se enquadram as deficiências?Alteração de força. ... Alterações Articulares. ... Ostomias. ... Nanismo. ... Paralisia Cerebral. ... Amputações. ... Deformidades estéticas. ... Deficiência Auditiva.
Como principais objetivos do Estatuto da Pessoa com Deficiência tem-se: garantir benefícios que reduzam a falta da acessibilidade e apresentar medidas que possam aumentar a igualdade e inclusão social dessas pessoas.
Os principais problemas são falta de oportunidade e salários baixos. 57% disseram já ter sido vítimas de bullying no ambiente de trabalho. Os profissionais com deficiência ainda enfrentam algum tipo de dificuldade no mercado de trabalho, mostrou pesquisa da Vagas.com e da Talento Incluir.
Segundo o presidente do conselho, Alexandre Carvalho, dentre os maiores obstáculos que os deficientes enfrentam, estão o preconceito por parte dos colegas de trabalho, a necessária adaptação de ambientes de trabalho, como rampas e alargamento de portas, e a dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas.
Essas dificuldades são diversas, desde o tipo de deficiência, aceitação, motivação, preconceito, qualificação e até mesmo o fato de as empresas aderirem às cotas e, consequentemente, abrirem vagas, bem como a adequação da mesma para receber esses novos funcionários.
É bom ressaltar que deverá constar no contrato de trabalho, expressamente, que a contratação do deficiente é pelo sistema de cotas, de acordo com o artigo 93, da Lei 8213/91, Lei 10.098/2000 e Decreto 3298/99. ... Além da empresa e do deficiente, ganha o País, com a diminuição do desemprego e maior inclusão social.
Lei Federal 8.213 de 1991
Sancionada em Julho de 1991, a Lei 8.213 dispõe sobre os mecanismos de previdência social e institui uma cota para inserção de PCDs no mercado de trabalho. A norma determina que empresas que possuem de 100 a 200 colaboradores devem destinar 2% das vagas de emprego a PCDs.
A inclusão de deficiente físico no mercado de trabalho demonstra a empatia das empresas com pessoas diferentes e garante o acesso de todos no ambiente de trabalho. Uma instituição que dá essas possibilidades tende a ter uma visão positiva no mundo corporativo e apresentar resultados mais produtivos.
Igualdade salarial: a função deve ser compatível com a dos outros funcionários da empresa. Qualquer diferença na remuneração de quem desempenha funções compatíveis será punida, e caracteriza prática discriminatória. A única forma de reduzir o salário do trabalhador PcD é se houver redução de jornada.
Ao montar uma equipe de trabalho inclusiva, são inúmeros os ganhos no dia a dia e desenvolvimento da corporação:Empresa se torna mais humana. ... Contribui para o fim do preconceito. ... Melhora a cooperação da equipe. ... Melhora a acessibilidade. ... Empresa é reconhecida pela inclusão consciente. ... Profissionais mais engajados.
A Lei de Cotas foi criada em 1991 e estabeleceu que todo tipo de empresa, independentemente de sua área, deve contratar deficientes. Como dissemos, a obrigatoriedade surge a partir de 100 funcionários, sendo aplicado um percentual de contratação entre 2% e 5% de acordo com o número total de empregados.
Seja em uma rua cheia de paralelepípedos, uma calçada sem rampa de acesso, um semáforo sem aviso sonoro, locais públicos sem rampa de acesso, transportes dos mais variados tipos sem preparo, enfim, essa é a realidade da maioria das pessoas com deficiência, e esses são os principais desafios para inclusão de pessoas com ...
Calçadas em péssimas condições, falta de guias rebaixadas, inadequação de lojas e restaurantes, transporte deficiente, ensino profissional precário, preconceito, diversas barreiras em prédios comerciais e públicos.
De modo geral, verificaram-se os seguintes fatores que afetam o processo de inclusão, dificultando-o ou facilitando-o: a falta ou a inadequação dos programas de profissionalização, a relação entre empresas e instituições formadoras, a acessibilidade, os fatores politico-legais, o acompanhamento do processo de inclusão ...
Além disso, alguns dos desafios mais recorrentes nas companhias e que procrastinam ou impedem a contratação de PcDs são:falta de acessibilidade na empresa;pouca atratividade das vagas, como salário baixo e funções subutilizadas;pouco ou nenhum apoio dos gestores;falta de capacitação da equipe.
Desafios e avanços em busca da inclusão
Ainda hoje um dos maiores desafios no combate à exclusão está relacionado à escassez de recursos e serviços que ofereçam maior acessibilidade àquelas pessoas com necessidades diferenciadas.
Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho. Grandes empresas, bancos e indústrias já estão abrindo as portas para quem costumava ser excluído por suas limitações. De acordo com o Ministério do Trabalho, nos últimos anos houve um aumento de 20% no mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PcD).
Principais pontos do Estatuto do Idoso para CBMMG OficialPrincipais pontos do Estatuto do Idoso (EI) para CBMMG. ... Definições Gerais pelo Estatuto do Idoso. ... Direito à vida. ... Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. ... Direito à Alimentação. ... Direito à Saúde. ... Educação, Cultura, Esporte e Lazer. ... Profissionalização e do Trabalho.
Entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que afirmou a autonomia e a capacidade desses cidadãos para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas.
Objetivos da Tecnologia Assistiva
Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Quais são as 04 principais estruturas de mercado e suas características?
O que é o expansionismo territorial?
Qual é a função dos filamentos?
O que é uma cláusula ad judicia?
Quem não tem Cartão Cidadão pode sacar FGTS na lotérica?
Pode-se substituir a pena do agente condenado a mais de 4 anos?
Como é um relacionamento possessivo?
O que os chineses pobres comem?
Como funciona o Apple educacional?
O que é objeto jurídico e material do crime?
Como desbotar jeans na máquina de lavar?
Para que serve o iodo no dia a dia?