Atualmente, os valores mais coerentes e aplicados por engenheiros e arquitetos em projetos de escadas são: altura entre dois degraus de 15,5 a 19 cm (nunca tendo variação superior a 0,5 cm entre um e outro) e 60 cm de largura mínima do degrau. A superfície onde pisamos deve ter entre 27 e 32 cm de comprimento.
O processo é bem simples, na verdade: para atingir o número, devemos dividir a altura total de metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. Não esqueça: a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente.
16 cm e 18 cm Entenda o cálculo de escada Para esse cálculo estar perfeito, o degrau posto em um espelho deve ter sua altura entre 16 cm e 18 cm, e a pisada de uma pessoa deve ter 25 cm.
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
Não é aconselhável quebrar paredes, pois isso pode comprometer a estrutura da casa. Um espaço de 1,80 x 2,70 é o suficiente para fazer uma escada com patamar.
3 - A ALTURA DOS DEGRAUS:
TIPOS DE OCUPAÇÃO DO EDIFÍCIO | ALTURA MÁXIMA DO DEGRAU |
---|---|
Ocupações de A até G | hMAX = 20 cm |
Ocupação H | hMAX = 19 cm |
Ocupações I e J | hMAX = 23 cm |
19 cm
(Atenção: quanto mais largo o degrau, maior a sensação de segurança.) Profundidade do piso (parte a ser pisada): entre 27 e 30 cm. Altura entre os degraus (espelho): entre 15,5 e 19 cm.
Primeiro é preciso saber qual o mínimo de degraus que a escada precisa ter. Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, ...
Como determinar a largura da escada? Dependendo do uso e das normativas locais, recomenda-se uma largura mínima de 80 cm para escadas em residências unifamiliares e superior a 1,20 m em edifícios públicos, considerando a estimativa de pessoas que a utilizarão. A norma brasileira é um pouco mais rígida nesse sentido.
A Lei de Blondell estabelece a seguinte equação como fórmula correta para que o utilizador possa desempenhar a tarefa de subir as escadas: 2 espelhos + 1 piso = 64cm. A relação ideal é Espelho=18cm e Piso=28cm.
A medida resultante é a extensão total da escada, caso ela seja reta. Mas se não existir espaço livre para a criação de uma escada direta, sem curvas, a área deve ser analisada para estudar qual a melhor forma da escada a ser executada. Algumas opções são a escada em “U” ou em “L”, a helicoidal, que é a conhecida como “caracol”, ...
Como saber se a câmera de segurança está ligada?
Como saber se a cesárea está inflamada?
Como formatar um notebook com BitLocker?
O que fazer quando o bebê tem amarelão?
Tem como formatar um HD com BitLocker?
Quais as principais fontes de infecção parasitárias em humanos?
Como saber se uma cooperativa habitacional é legalizada?
Como formatar seu notebook com CD?
Como preencher formas no Word?
Como formatar o agradecimento de um TCC?
Como saber se o CNPJ está ativo ou inativo?
Quando a linha preta sai da barriga?
O que é uma linha pontilhada no Excel?
Como tirar informações tela Netflix?
O que é bom para tirar ferrugem de geladeira?
Como tirar espaço de uma tabela?
Como tirar o amarelo de pano de prato?