A média de tamanho da língua é de 10 cm.
A face inferior repousa sobre o assoalho da boca e está unida a ele por uma prega vertical chama frênulo da língua.
A língua é fixada pelos músculos no osso hioide, na mandíbula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Com um formato de cone, tem uma raiz, ápice (a ponta toca os dentes incisivos), dorso curvo (recoberto pelas papilas gustativas) e uma face inferior.
A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).
Apresenta oito músculos como sendo extrínsecos: genioglosso, estiloglosso, hioglosso, palatoglosso, faringoglosso, amigdaloglosso, longitudinal superior e longitudinal inferior. Na figura apresentada, há alguns músculos extrínsecos; a musculatura intrínseca é apresentada coletivamente apenas como “língua”.
24 curiosidades que você vai gostar
A língua é dividida em duas regiões:Superfície ventral: a superfície ventral da língua se caracteriza por ser lisa. ... Superfície dorsal: a superfície dorsal da língua se caracteriza por sua irregularidade. ... Região oral: a região oral da língua é onde estão localizadas as papilas gustativas.
A parte pos-sulcal da língua constitui a sua base e situa-se posteriormente aos arcos palatoglossos. Embora forme a parede anterior da parte oral da faringe, é descrita aqui por conveniência.
Inervação da língua
Todos os músculos da língua são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII), exceto o músculo palatoglosso, que é suprido pelo nervo vago (NC X). A inervação sensitiva é levada por vários nervos: Sensação geral e paladar do terço posterior da língua: nervo glossofaríngeo (NC IX)
As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo.
Uma língua saudável deve ser rosa, brilhante e ter a superfície lisa e homogênea. "Somente as línguas geográficas e a fissurada, que apesar de terem um aspecto diferente, são normais", diz o cirurgião-dentista e estomatologista Leandro Toyoji Kawata, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim.
A língua desaparece e pronto. O que importa são as pessoas. A morte duma língua, se não for sinal da morte violenta dos seus falantes (o que já aconteceu — e gostaria de voltar a esse assunto em breve), pode ser um processo natural e pouco dramático.
A orofaringe é a parte da garganta logo atrás da boca. Ela inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas e a parte lateral e posterior da garganta.
O nervo hipoglosso é um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição.
O nervo hipoglosso (par craniano XII) fornece inervação motora para todos os músculos extrínsecos e intrínsecos da língua, exceto o músculo palatoglosso, que é inervado pelo nervo vago (par craniano X).
Esses neurônios provavelmente inervam o músculo genioglosso, um dos responsáveis pela protrusão da língua.
A sialolitíase é a causa mais comum de edema das glândulas salivares. Um cálculo que se forma na glândula sublingual, localizada embaixo da língua, pode causar dor e inflamação.
Mancha vermelha ou branca em qualquer parte da boca, especialmente na língua, que não desaparece; Dormência crônica na boca; Problemas em movimentar a língua ou mandíbula. Ao notar um ou mais sintomas que indicam a possibilidade de câncer de língua, converse com seu dentista.
Doce na frente, salgado e azedo nas laterais e amargo no fundo.
O sabor da pimenta é captado pelos sensores na parte posterior da língua. Cada região é especializada em reconhecer um tipo de gosto. As papilas gustativas da área assinalada, além de serem sensibilizadas pelos alimentos de sabor azedo e amargo, percebem também os apimentados que causam a sensação de ardor.
6) A maior concentração das papilas gustativas que reagem aos sais da comida salgada está na lateral e na ponta da língua. Nossa predileção por esse sabor, em teoria, está ligada à necessidade de repor os sais perdidos pela transpiração.
A língua é formada por quatro músculos intrínsecos: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e o vertical. São responsáveis por encurtar, estreitar e achatar a língua.
Os músculos da língua humana são divididos em dois grupos principais: os músculos extrínsecos (genioglosso, estiloglosso e hioglosso) e os músculos intrínsecos (longitudinal superior, longitudinal inferior e transverso/vertical)6.
O músculo genioglosso é um dos músculos extrínsecos da língua, responsáveis por modificar a posição da língua, isto é, movimentá-la para a frente ou para trás, erguê-la ou abaixá-la.
Porque a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida?
O que é produzido com petróleo?
Como responder a uma pergunta de como você está?
Quais são os principais tipos de petróleo?
Tem como ouvir uma ligação recebida?
Como precificar produto para revenda?
Onde pagar boleto vencido do Santander?
Como tirar segunda parcela do IPVA 2021?
Como pagar com Sodexo por aproximacao?
Como praticar a gratidão a Deus?
Como solicitar diploma do Encceja?