(1) Quanto mais trabalhador fores, melhor aluno serás. (2) Quanto mais se avança na montanha, mais difícil se torna a respiração. (3) À medida que as pessoas avançam na montanha, a respiração torna-se mais difícil. (4) Quanto mais chocolate comeres, mais terás problemas com o colesterol.»
A expressão tanto quanto introduz uma informação nova e adicional que pode ser retirada da oração principal, sem que haja alteração do seu sentido e estrutura:Joana sabia a resposta correta.A mãe concordou em castigar o filho.Meu filho adora comer lasanha.Eu saí prejudicado no sorteio dos resultados.
É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.
O falante emprega quantas, porque é atraído pelo plural que vem a seguir: mais pessoas. Isto é, quando começa a pronunciar a palavra quanto, está já a visualizar o plural mais compras e a pensar nele, e por ele se sentiu «atraído». Então saiu-lhe quantas mais em vez de quanto mais.
No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula. O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1): (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»
34 curiosidades que você vai gostar
OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto. Diferente de "entretanto", que tem o mesmo significado e permite as vírgulas.
Quanto antes ou O quanto antes? Quanto antes é a forma correta da expressão, e não o quanto antes. Para Laurinda Grion, que se reporta às lições de Sacconi e Napoleão Mendes de Almeida, deve-se dizer quanto antes, "sem o a anteceder a locução adverbial".
«São designadas proporcionais as orações que comportam ou conectores descontínuos, correlativos, do tipo de quanto mais... (tanto) mais, quanto mais... (tanto) menos, ou conectores isolados como à medida que, à proporção que, enquanto.
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
era melhor que o meu padrasto. Por causa disso, não é correto utilizar “mais” junto com “melhor”, ou seja, não está de acordo com a norma culta usar “mais melhor”.
A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.
Ainda por cima: 1 ainda por cima, ainda, ainda para mais, além disso, além do mais, além de tudo, para mais, para culminar. Exemplo: Ele chega tarde e ainda mais reclama que não está tudo pronto?!
Sim, tanto ou quanto é correcto. É uma locução adverbial. Significa mais ou menos, em grau mediano, medianamente.
«Um tanto ou quanto lento» é, portanto, equivalente a «um pouco/um tanto/em certa medida/de certo modo/um bocado lento».
7 sinônimos de tanto quanto para 1 sentido da expressão tanto quanto: Locução comparativa: 1 tanto como, tal como, bem como, assim como, como, que nem, tal qual.
Há duas formas corretas de escrita dessa interjeição: hem, com m final e sem a vogal i, ou hein, com n final e com a vogal i.
Os pontos de exclamação indicam diferentes tons exclamativos. O ponto de exclamação é um sinal usado para indicar entonação exclamativa, podendo variar entre tons de surpresa, alegria, raiva, dor, entre outros. Também é usado em interjeições ou em algumas orações imperativas.
Resumo sobre reticênciasAs reticências servem para sugerir alguma ideia ou emoção.Elas indicam a interrupção de um pensamento ou de uma fala.Também são usadas para sugerir o prolongamento de uma ideia.Em frases, indicam uma entonação descendente.Podem aparecer no fim de frases exclamativas ou interrogativas.
Conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada em que mencionamos um fato realizado para realizar-se simultaneamente com o da oração principal. À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (no sentido de mais), quanto mais... (no sentido de tanto mais), quanto mais...
Conjunções coordenativasaditivas;adversativas (oposição);alternativas;conclusivas;explicativas.
“Quanto antes” é a forma reduzida da expressão “quanto antes, melhor”. Ninguém diz “preciso acabar este trabalho o quanto antes, melhor”. Quando usada no início da frase, observa-se também o uso errado do artigo: “O quanto antes você se formar, mais cedo poderá assumir uma diretoria na empresa”.
É o que ocorre com o emprego da vírgula na construção de uma estrutura com o uso de tanto (...) ... Nesta situação, a construção correta é sem o uso da vírgula. Exemplo: "Tanto a comarca de Abelardo Luz quanto a comarca de Mafra manifestaram-se favoravelmente ao pedido."
Quanto antes significa «sem demora, o mais depressa possível». A locução sintacticamente é o complemento circunstancial de tempo da frase, e daquela não se pode destacar a palavra quanto, pois antes não quer dizer o mesmo que quanto antes.
Em relação à utilização de "quão" e "quanto", a palavra quão é usada antes de um adjetivo ou advérbio, e "quanto" antes de um substantivo (a não ser que seja um advérbio modificador do verbo).
Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo.
O que é a solução trivial de um sistema?
Como ocorre um eclipse solar Brainly?
Como resolver sistema de inequação do 2 grau?
O que fazer para receber um cheque devolvido duas vezes?
Como resolver mais de uma inequação?
Quais são os fenômenos eletromagnéticos?
O que fazer quando site não carrega?
Como os hospitais podem ser classificados de acordo com a gestão?
Como atualizar drive ethernet?
Quem está grávida pode assumir cargo público?
Como colher preventivo passo a passo?
Como resolver a tela azul pela BIOS?
Porque meu celular desliga a tela quando faço uma ligação?
Quais são os três tipos de coesão por referência *?
Como fazer subtração de potência de mesma base?
Qual é a classificação das drogas mais conhecidas em relação aos seus efeitos no cérebro?