Quanto mais baixa for a resistividade, mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica. Sua unidade no SI é o ohm-metro (Ωm).
A resistividade de metais puros aumenta com o aumento da temperatura. Por isso, a resistência elétrica de resistores constituídos por esses metais também aumenta quando aumentamos sua temperatura.
ρ é a resistividade elétrica específica do material; L é o comprimento do condutor; A é a área de seção transversal do condutor.
Você pode calcular a quantidade de fio de largura W necessário para fazer uma bobina de raio R e comprimento L, usando a fórmula 2πR x (L/W). Essa fórmula é equivalente à circunferência de cada laço completo do fio vezes o número de laços na bobina.
A resistividade elétrica é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica.
O teste de resistividade deve ser realizado o mais próximo possível do local onde será instalado o sistema de aterramento ou de acordo com o ponto especificado pelo cliente, se utilizado para outros usos.
Existem diversos métodos para medição de resistividade, o principal utilizado é a sondagem elétrica vertical, utilizando o arranjo o Wenner, que utiliza um Megger, instrumento de medida de resistência que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial, cada qual é conectado a um eletrodo.
A relação entre a temperatura e a resistividade elétrica é dada pela expressão: ρ = ρ 0 [ 1+ α (t – t 0)] O ρ 0 é a resistividade do material a uma temperatura inicial t 0, que normalmente é 20ºC.
Tabela prática com os valores típicos de resistividade elétrica dos condutores (metais e ligas metálicas), semicondutores e isolantes elétricos em ohms x mm² / m na temperatura ambiente de 20°C. Aplicações: cálculo do valor da resistência elétrica do material desejado em Ohms (Ω).