Todos os dias, 890 toneladas de plásticos são despejadas no mar brasileiro.
Para se ter uma ideia do volume de lixo que chega aos mares e oceanos, a International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos) realizou um estudo sobre poluição marinha e constatou que 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos todo ano, sendo que 80% deste total são ...
Compartilhe por
RIO — Um levantamento da ONG Oceana divulgado na última sexta-feira mostra que o Brasil despeja 325 mil toneladas de lixo plástico por ano no mar. O país produz anualmente 500 bilhões de itens descartáveis com o material, o equivalente a 15 mil por segundo, segundo o relatório.
A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.
16 curiosidades que você vai gostar
As águas residuais, o vento, a chuva e as inundações também levam o plástico terrestre até os oceanos, especialmente aqueles de um só uso — sacolas, canudinhos, cotonetes de algodão ou embalagens — que, ao serem mais leves, voam para a costa ou entram na rede fluvial até chegarem ao mar.
Os resíduos descartados no oceano possuem origens distintas, como plásticos, papeis, restos de alimentos, pneus, vidro, entre outros materiais, no entanto a fonte mais expressiva de lixo depositado são os plásticos. Estima-se que cerca de 85% de todo lixo encontrado nos mares e oceanos é composto por plásticos.
Além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida dos banhistas, que podem se ferir com determinados objetos. ... Em muitos casos, estes microplásticos entram na cadeia alimentar do homem, quando ele se alimenta de frutos do mar.
A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a instituição afirma que, caso o ritmo de consumo continue o mesmo, em 2050 pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.
Contaminação da água e da biota marinha através da liberação de contaminantes adsorvidos aos plásticos, causando impactos em nível populacional; Redução dos estoques pesqueiros; Contaminação de peixes e outros organismos que fazem parte da alimentação humana.
“O plástico tem produtos químicos que contaminam a água, o solo e, consequentemente, o nosso alimento. O problema é muito mais abrangente que impedir a morte de animais. É também garantir a vida do ser humano em um planeta limpo”, disse a bióloga.
O lixo depositado nas praias brasileiras pode ter sido deixado pelos banhistas, transportado pelos rios que cruzam zonas urbanas ou trazido pelas correntes marinhas.
Nosso lixo
Uma parte fica em aterros sanitários ou em lixões, mas é comum o vento carregar o plástico leve para longe desses locais. Outra parte, muitas vezes na forma de pedaços menores, entra na rede de drenagem urbana, o que faz com que o plástico eventualmente chegue a rios e mares.
Muitas pessoas, erroneamente, jogam os itens no vaso sanitário, e, a partir daí, eles atravessam telas de contenção do sistema de esgoto e vão parar direto no mar.
Em 2017, dois grupos separados de cientistas concluíram que 90% dos resíduos plásticos fluviais que acabam nos oceanos são transportados por apenas alguns dos maiores rios continentais, incluindo o Nilo, o Amazonas e o Yangtze, os três maiores rios do mundo.
Os rios são os principais condutores dos resíduos plásticos aos oceanos. ... Eles também descobriram que a maior parte dos resíduos é transportada por pequenos rios que fluem por áreas urbanas densamente povoadas, não grandes rios.
É grande o número de agentes poluidores das águas marinhas, como o esgoto doméstico, industrial, resíduos agrotóxicos, sem contar os lixos sólidos das mais variadas formas, como pneus, garrafas de refrigerante, latas e muitos outros tipos de materiais, que aos poucos são dispersos pelo oceano.
A origem do lixo marinho
Mesmo quando é depositado em terra, os rios, as inundações e o vento transportam o lixo para o mar. As atividades piscatórias, o transporte marítimo e as instalações offshore, como as plataformas petrolíferas, e o sistema de esgotos são responsáveis pelo restante.
Na eutrofização há o crescimento de microrganismos, o que vai diminuir a concentração de oxigênio nos rios, causando a morte de peixes. O aumento das algas e plantas no corpo hídrico irá reduzir a quantidade de oxigênio disponível na água, dificultando a sobrevivência de peixes e outros seres vivos aquáticos.
Além de poluir as águas de rios e lagos, o homem também contamina a água do mar. ... Com a morte dos seres que realizam fotossíntese, a água torna-se pobre em oxigênio e também em alimento. A consequência disso é a morte de peixes e de outros animais que participam dessa cadeia alimentar.
Quando as fábricas e os fabricantes derramam seus produtos químicos e desperdícios de rebanhos animais diretamente em córregos e em rios, a água torna-se venenosa e os níveis do oxigênio são esgotados que fazem com que muitos organismos aquáticos morram. Estes desperdícios incluem solventes e substâncias tóxicas.
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
O tipo de poluição mais comum que vemos nos noticiários relacionados aos rios e mares é o que envolve resíduos sólidos, como plásticos, lixos domésticos, comerciais ou industriais.
Diante da enorme quantidade de dejetos despejados nas águas marinhas, o litoral passa a concentrar um grande volume de elementos orgânicos. Isso propicia um aumento na quantidade de microrganismos que são altamente prejudiciais aos animais marinhos, além de comprometer o ciclo da cadeia alimentar.
Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.
Como ajustar o superaquecimento?
Como saber quando regar uma planta?
Como colocar a Netflix no meu celular?
Como reiniciar um Xiaomi travado?
Como restaurar uma TV Panasonic de fábrica?
Como trocar a numeração da casa?
Como reimprimir comprovante na máquina Stone?
Como saber se o remédio está vencido?
Como regularizar a situação fiscal de pequena empresa?
Como saber o número final do benefício?
Como saber a corrente de um compressor?
Como saber a data de pagamento do meu Benefício do INSS 2021?
Como fazer a declaração do imposto de renda atrasado?
Como saber o grau de curvatura dos meus cachos?
Como regularizar CPF pendente de regularização na Receita Federal?
Como saber a data do casamento no cartório?