Significado de Metro Cúbico (m^3) Como estabelecido internacionalmente, cada metro cúbico equivale ao volume de um cubo que possui arestas de 1 metro. Esse volume, por sua vez, corresponde a 1000 litros (L) – ou seja, 1 m^3 equivale a 1000 L.
Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica do espaço designado.
De acordo como Sistema Internacional de medidas (SI), o metro cúbico é a unidade padrão das medidas de volume. Um metro cúbico (1m³) corresponde a uma capacidade de 1000 litros. Essa relação pode ser exemplificada em conjunto com a Geometria, através de um cubo com arestas medindo 1 metro.
O quilograma por metro cúbico é a unidade derivada do Sistema Internacional de Unidades para massa específica. Corresponde à massa de 1 kg que ocupa o espaço de 1 m³.
Continuando o exemplo: 100 m² x 10 m = 1.000 m³.
36 curiosidades que você vai gostar
O metro quadrado, simbolizado por m², é uma unidade de medida de tamanho reconhecida pelo Sistema Internacional de Unidades. A medida corresponde a um quadrado com um metro de comprimento em cada lado.
Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
Multiplique o volume pela densidade.
Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).
1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.
O volume de um paralelepípedo retangular é dado pela fórmula (L⋅l⋅h) onde L representa o comprimento, l a largura de um lado e h la altura. A calculadora de volume suporta expressões numéricas e literais.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
A unidade fundamental do metro quadrado é m2. Para calcular a área de uma superfície, consideramos duas dimensões: a altura e a largura.
Metro Cúbico (m^3)
Equivale ao volume de um cubo com arestas de 1 metro que, por sua vez, compreende 1000 litros de qualquer componente.
Formatos quadrados e retangulares
Enfim, multiplique o comprimento pela largura, o que vai gerar o valor da área bidimensional da base, que deve ser multiplicado pela altura, o que vai proporcionar a medida cúbica, que é tridimensional.
Por exemplo, se você estiver construindo uma caixa com 1,8 m² e 0,5 m de profundidade, multiplique 1,8 por 0,5 para obter 0,9 m³.
O quadrado é um tipo especial de retângulo, ele possui todas as medidas dos seus lados iguais. Os ângulos formados pelos encontros das retas medem 90° e são chamados de ângulos retos. Além disso, soma dos ângulos internos do quadrado é igual a 360°.
Já o hectare corresponde a uma região de 10.000 m², sendo a medida mais empregada em áreas de fazendas, chácaras, sítios, regiões de plantações e loteamentos rurais.
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
Multiplique o comprimento pela largura do objeto.
Aqui vamos multiplicar o comprimento pela largura. Em nosso exemplo vamos multiplicar 60 × 50 (a largura). 60 × 50 = 3000.
Para calcular a área do retângulo, basta calcular o produto entre a sua base e a sua altura, ou seja, a área é dada pela fórmula A=b⋅h. Além da área, outra grandeza importante é o perímetro. Para calcular o perímetro de um retângulo, deve-se somar os seus quatro lados.
O volume de um paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais prático: comprimento x largura x altura, considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as mesmas.
As principais medidas de capacidade usadas no dia a dia são o metro cúbico e o litro. Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.
Quando falarmos em volume, estamos nos referindo ao espaço que um corpo é capaz de ocupar. Mas ao falar de capacidade, estamos nos referindo ao volume de líquido que pode ser acomodado dentro do recipiente.
O que é empresa empresário e estabelecimento empresarial?
Quanto tempo dura os fios de sustentação?
Em que casos os mastócitos atuam como células de defesa do organismo?
Como descobrir o vértice de uma parábola?
O que faz um estagiário de infraestrutura?
Como podem ser classificados os direitos reais?
Como funciona o sistema E-proc?
Quanto ganha uma comissária de voo 2021?
O que acontece depois da primeira audiência?
Quando a cabeça do bebê fica redonda?
Qual remédio é bom para matar a bactéria H Pylori?
O que colocar na máquina para lavar toalha de banho?
Como converter uma string é objeto em Java?
Quantos dedos o Itadori comeu?
Quais são as vantagens e desvantagens da Micro e Pequena Empresa?