Em geral, o consumo de carboidratos deve variar entre 50% e 60% do valor calórico total que a pessoa precisa. Então por exemplo, se uma pessoa precisa ingerir 2000 calorias por dia, pelo menos 1000 a 1200 calorias precisam ser provenientes de carboidratos. Cada grama de carboidrato corresponde a 4 calorias.
Eliminado da dieta os carboidratos refinados pode-se manter entre 100 a 150g por dia de carboidratos saudáveis (batata, cenoura, legumes - raízes e tubérculos) para a manutenção de peso e menos de 100g/dia para perda. Abaixo de 50g ocorre a queima de gordura acelerada.
O mais comum é dividido 40:40:20, ou seja, 40% das calorias atribuída à proteína, 40% de carboidrato e 20% de gorduras. A partir daqui, saber quantos gramas de cada macronutriente você precisa é uma questão de aritmética simples. Como exemplo, digamos que seu alvo de ingestão calórica é 2 mil calorias por dia.
Para praticantes de exercícios a recomendação diária fica em torno de 5 a 8 g de carboidrato / kg de peso corporal / dia, podendo chegar a 12 g para atletas que praticam atividades intensas durante várias horas por dia.
Para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, a recomendação de consumo diário de carboidratos é de 8 a 9 gramas por quilograma corporal. Já para hipertrofia máxima, superior a 9 gramas — o que deve ser feito sob orientação de um nutricionista, é claro!
43 curiosidades que você vai gostar
Se, por exemplo, a recomendação do nutricionista é consumir 30 gramas de carboidratos em determinada refeição, o indivíduo pode escolher um sanduíche ou 1 xícara de sorvete de creme, já que ambos fornecem a mesma quantidade do nutriente e vão impactar na glicemia da mesma forma.
Alguns nutricionistas recomendam uma proporção de 40% de carboidratos, 30% de proteína e 30% de gordura como um bom alvo para a perda de peso saudável. Uma dieta de 1.500 calorias com 40% de carboidratos se traduz em 600 calorias por dia a partir de carboidratos.
O teor de carboidrato pode ser calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, gorduras, álcool (quando presente) e cinzas.
Para saber o quanto consumiu de carboidratos, vá registrando tudo o que comer durante o dia. Subtraia a quantidade de carboidratos que vêm da fibra alimentar para calcular sua quantidade líquida de carboidratos ingeridos.
Qual a medida de uma caixa de gordura?
O que é progressão é reclassificação?
O que acontece depois da perícia médica judicial?
Qual o melhor portão de ferro ou de alumínio?
É verdade que a mulher tem que dormir mais que o homem?
O que começar a estudar em Química?
Como fazer cálculo de trabalho?
Qual o melhor telhado custo-benefício?
O que o psicólogo faz com o paciente?
Qual é o algarismo das centenas de milhar?
O que vem depois do objeto direto?
Como se dirigir a um oficial de cartório?
O que é superávit primário e déficit nominal?