1.3 Quanto ao resultado Quanto ao resultado, a interpretação pode ser declarativa, restritiva e extensiva. A interpretação declarativa é aquela que o intérprete não amplia nem restringe o alcance da lei, mas apenas entende o seu sentido literal.
Quanto aos meios empregados, a interpretação pode ser: a) literal (ou gramatical); b) teleológica; c) sistêmica (ou sistemática); d) histórica; e e) progressiva. Literal ou gramatical é aquela em que o exegeta se preocupa, em saber o real e efetivo significado das palavras.
Podemos distingui 6 (seis) formas de interpretação: literal ou gramatical; lógica; histórico-evolutiva; sistemática; teleológica; sociológica.Interpretação literal ou gramatical. ... Interpretação lógica. ... Interpretação histórico-evolutiva. ... Interpretação sistemática. ... Interpretação teleológica. ... Interpretação sociológica.
Considerando seus elementos ou sua natureza, a interpretação pode ser denominada como: literal ou gramatical (análise morfológica e sintática do texto), lógica ou racional (leva em consideração os motivos que fundamentaram a edição da norma), histórica (análise da evolução histórica da norma) e sistemática (persegue as ...
A interpretação extensiva ocorre quando a lei carece de amplitude, significa que não abarca o que precisa para atender ao caso concreto, devendo o intérprete verificar quais os limites da norma.
19 curiosidades que você vai gostar
Interpretação extensiva nada mais é que um instituto disponível no Direito Brasileiro capaz de ampliar o conteúdo da lei, estabelecendo seu real sentido. Isso acontece, por exemplo, quando a norma aborda menos que deveria, ou seja, quando a literalidade expressa da lei demonstra uma extensão menor da norma.
No Direito Penal, a interpretação extensiva é admitida para estender o sentido da norma até que sua real acepção seja alcançada. Na interpretação extensiva, amplia-se o alcance das palavras da lei para que se alcance o efetivo significado do texto (lex minus dixit quam voluit).
· 1º critério - Quanto à origem ou fonte de que emana, a interpretação pode ser: a) judicial, judiciária ou usual – realizada pelos juízes ao sentenciar, tendo força obrigatória para as partes, mas podendo firmar jurisprudência, passando a ser aplicada aos casos análogos; b) legal ou autêntica – quando é dada pelo ...
Interpretação Jurídica é aprender ou compreender os sentidos implícitos das normas jurídicas (Luiz Eduardo Nierta). Interpretação Jurídica é indagar a vontade atual da norma jurídica e fixar o seu campo de incidência (João Batista Herkenhoff).
Como é a prova online da Unopar?
Como funciona As provas da UNIP?
Como colocar caixa do hidrômetro?
Quando a placenta começa a se formar?
Como usar o Google em sala de aula?
Como se faz um relatório de uma aula teórica?
Como que chama quem trabalha em casa?
Como colocar certificado digital no SPED?
Quanto tempo demora para passar a ardência de queimadura do sol?
Como é o processo de ruminação?
Como ocorre o processo de extradição no Brasil?
O que é o processo de extinção?
Quais são os mecanismo da respiração?
Como acontece o processo de ensino e aprendizagem na escola?
Como copiar e alterar uma mensagem no WhatsApp?
O que deve fazer parte do ambiente alfabetizador?
O que é o processo de percepção?