Rasqueado é um nome dado a vários estilos musicais presentes na cultura, tanto brasileira como estrangeira. Com origem cuiabana, é possível encontrar o nome rasqueado ou rasgueado em um estilo de tocar oriundo da Espanha.
• Rasqueado
Tem origem no siriri e na polca paraguaia. O nome do ritmo é referência ao rasqueado que as unhas fazem no instrumento de corda, uma forma tradicional de tocar instrumentos. Na sua essência utiliza os mesmos instrumentos que o siriri: viola de cocho, mocho, adufe e ganzá.
“Expressa paixão, alegria, vitalidade, lirismo. Provavelmente, é a forma musical mais complexa”, definiu. “Nossa música é belíssima e precisa de muito incentivo, para que continue por outras gerações”, ressalta Riva, lembrando que o rasqueado surgiu em 1870com a viola-de-cocho e o violão paraguaio.
O rasqueado é formado por três ritmos que estão na base da formação do povo brasileiro, ou seja, o negro, o índio e o europeu.
Em Mato Grosso, a expressão musical Rasqueado Cuiabano tem origem em fins do século XIX, com influencia do período pós Guerra do Paraguai. Os paraguaios remanescentes da Guerra começaram a se integrar junto com os ribeirinhos mato-grossenses para o convívio do dia-a-dia.
22 curiosidades que você vai gostar
O lambadão surgiu em meados de 1990 na baixada cuiabana, especialmente, graças à força de pioneiros em Poconé e Rosário Oeste e rapidamente se projetou por Cuiabá e Várzea Grande. O ritmo explodiu nacionalmente com a música Ei amigo de Chico Gil, cantor e compositor que recebeu o título de Rei do Lambadão.
O siriri é considerado uma dança que remete as brincadeiras e aos divertimentos indígenas, dançado por homens, mulheres e crianças em diversos espaços que vão desde uma sala até um terreiro (HANSEN, et al., 2005).
Tem origem no siriri e na polca paraguaia. O nome do ritmo é referência ao rasqueado que as unhas fazem no instrumento de corda, uma forma tradicional de tocar instrumentos. Na sua essência utiliza os mesmos instrumentos que o siriri: viola de cocho, mocho, adufe e ganzá.
Entre as músicas e os ritmos executados no pantanal temos: Cururu; Congo; Chorado; Siriri; Rasqueado; e por fim mais recentemente o lambadão. Dos ritmos mais antigos ainda fazem parte: moda de viola caipira e o sertanejo; na fronteira o Chamamé, Guarânia, Vanerão e Polca paraguaia.
Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. ... A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri que designa um entremez do século XVIII, em Portugal.
O forró é uma expressão artística genuinamente nordestina. Por ser uma forma de manifestação cultural ampla, o termo forró tem diversos significados e pode servir tanto para designar o ritmo musical, o estilo de dança e mesmo a festividade em que acontece.
Cururu e Siriri, música e dança, respectivamente, são manifestações culturais de Mato Grosso. De origem indígena, estas tradições são mais populares nas zonas rurais e ribeirinhas naquele estado, tendo sido passados de geração para geração, de pai para filho.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
Nascido da convivência entre negros, índios e brancos, o rasqueado é hoje o ritmo folclórico símbolo de Mato Grosso. Tocado em festas populares, tem ritmo alegre.
Tipos de dançaBalé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ... Dança contemporânea. ... Jazz. ... Sapateado. ... Samba. ... Forró ... Dança de rua. ... Dança de salão.
Dança do Congo – Vila Bela da Santíssima Trindade / MT
Dança surgida na primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela de Santíssima Trindade, no período colonial. A dança leva esse nome, pois representa o choro dos negros escravos para seus senhores para que os perdoassem dos castigos imposto aos transgressores.
São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua.Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. ... Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento.Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.
Um dos gêneros sul-mato-grossenses que mais avança divisas é o sertanejo universitário, manifestação musical importantíssima no Estado, segundo o músico, orientador e professor do Curso de Música da UFMS Evandro Rodrigues Higa.
Danças folclóricas são formas tradicionais de danças recreativas do povo. ... O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
Dança surgida na primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela de Santíssima Trindade, no período colonial. A dança leva esse nome, pois representa o choro dos negros escravos para seus senhores para que os perdoassem dos castigos imposto aos transgressores.
A dança e a música de Cuiabá tem influências de origem africana, portuguesa, espanhola, índigenas e chiquitana. É um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos. Os instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de cocho, ganzá e mocho.
História: O rasqueado é um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da baixada cuiabana onde se localiza a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá.
Dança de pares com formação em círculo ou fileira. Na dança de roda a coreografia básica consiste em movimentar-se em círculo, batendo-se as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda. Enquanto gira a roda, os dançarinos vão respondendo aos tocadores, que conduzem o canto.
As roupas são coloridas e o agito das saias das moças confirma a alegria embutida na dança do siriri – uma das manifestações folclóricas típicas da região pantaneira, que invade os palcos e resgata a identidade deste povo.
O cururu e o siriri. ... O siriri é descrito como uma dança circunscrita à região mato-grossense, e é dançada aos pares, em roda e fileiras, ao som de reco-reco, viola de cocho e tambor4 (Cascudo, 2001:639).
Como sabermos quando usar I ou Ei na terminação dos verbos do passado?
Quanto tempo demora a colheita da batata?
Como baixar livros do Kindle para o iPad?
Como rifar um veículo pela Loteria Federal?
Qual o melhor aplicativo para aprender tocar violão?
Porque os dinossauros são considerados seres do passado?
Quais são as características de uma história em quadrinhos?
Como funciona o aspirador cirúrgico?
Quanto de dinheiro preciso para abrir uma lanchonete?
Como faço para saber se tem fibra óptica na minha rua?
Qual o melhor aplicativo para aprender a cantar?
Quanto tempo dura o jogo detetive?
O que acontece se romper o freio curto?
Qual é o nome do anjo da prosperidade?