Quanto à Origem Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas. Ex: Berinjela, utilizada para emagrecimento.
Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.
OBTENÇÃO DE PRÓ-FÁRMACOS:
Os fármacos são a base dos remédios que podem ter a forma de comprimidos, xaropes, pomadas, pílulas, cremes, dentre outros. Com essas explicações e diferenciações buscamos esclarecer sobre o que é fármaco, sua origem e finalidade na busca da melhoria da saúde.
Consiste em classificar os fármacos em diferentes grupos e sub-grupos (níveis), de acordo com o órgão ou sistema sobre o qual actuam e segundo as suas propriedades químicas, farmacológicas e terapêuticas, podendo os sub-grupos chegar até ao quinto nível.
A natureza física dos fármacos Os fármacos podem ser sólidos em temperatura ambiente (p. ex., ácido acetilsalicílico, atropina), líquidos (p. ex., nicotina, etanol) ou gasosos (p. ex., óxido nitroso).
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.
Alguns pró-fármacos já são conhecidos há muito tempo: a codeína, derivado da morfina isolado no século XIX, é um pró-fármaco, que, no organismo, se converte em morfina para então promover seus efeitos narcóticos.
A latenciação de fármacos é um processo de modificação molecular que vem sendo bastante utilizado nos últimos anos, tornando-se uma das principais ferramentas no planejamento de fármacos para o tratamento da AIDS e do câncer.
Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese. São os fármacos que dão origem aos medicamentos, sendo o princípio ativo da forma terapêutica.
Mas na química farmacêutica esta classificação apresenta desvantagens, pois frequentemente os membros de um mesmo grupo exibem tipos diferentes de atividade farmacológica.
Sinérgicos – combinações dos efeitos de dois ou mais fármacos administrados simultaneamente em que se consegue um efeito final superior a soma dos efeitos de cada um deles isoladamente; Antagônicos – efeitos contrários aos esperados entre dois fármacos distintos que podem reduzir a ação e eficácia de um deles.
Agentes farmacodinâmicos: Fármacos que agem funções corporais normais (p.ex. vasodilatadores). Agentes quimioterápicos: Fármacos antibióticos, antifúngicos e antineoplásicos. São compostos farmacologicamente inertes, mas que são convertidos na forma ativa no organismo, por ação enzimática ou química.
Em qual receita prescrever fluoxetina?
Onde se inscrever para estágio?
Como fornecer para o Santander?
Como faço para me inscrever no BBB 2022?
Como se inscrever no concurso do Depen?
Como solicitar o código de ativação do Sicredi?
Como podemos preservar o xaxim?
Como o psicólogo pode ajudar no luto?
O que acontece quando o peão chega no final do tabuleiro de xadrez?
Qual o significado em português de keep calm?
Qual o feminino de Master Chef?
Como o romantismo construiu o nacionalismo e a identidade brasileira na literatura?
Quando vai passar o filme do Jurassic World?
Como o Romantismo influenciou na música?
É verdade que Jardim de Meteoros vai sair da Netflix?