Dia do lixo x refeição livre A refeição livre, conceito aplicado pela nutricionista Luciana Peixoto, tem como objetivo proporcionar ao paciente o acesso à vida social sem restrição. Ela pode acontecer em dias distintos, até duas vezes por semana, dependendo dos objetivos procurados.
Patricia Cruz diz que os campeões do "dia do lixo" são alimentos com valor calórico mais alto ou com perfil mais rico em gordura ou açúcar do que as pessoas estão habituadas a comer. Nessa lista entram, por exemplo, pizza, hambúrguer, bebidas alcoólicas, batata frita, petit gateau, chocolate e sorvete.
Ela recomenda a ingestão de quinoa e outros grãos integrais como cevada, arroz integral, triguilho e aveia após uma refeição lixo, uma vez que todos eles são cheios com fibra, o que evita a inflamação e um pico de açúcar. “Evitar picos de açúcar significa que o açúcar em seu corpo não será armazenado como gordura”.
Todo mundo que faz dieta já ouviu falar da expressão “dia do lixo”. Alguns acreditam ser ele o – ou um dos – responsável pela manutenção do plano alimentar, afinal, ninguém aguenta seguir regras rígidas o tempo todo, sem jamais comer algo fora do cardápio.
O 'dia do lixo' vem sendo bastante utilizado por quem faz dieta e até por atletas, sendo conhecido como o dia em que se pode comer todos os alimentos que desejar e nas quantidades que quiser, não importando a qualidade dos alimentos e a quantidade de calorias neles.
O “dia do lixo” (ou dia livre) é uma delas, um momento escolhido para comer à vontade e sem restrições por quem segue uma dieta rigorosa ou que está tentando mudar os hábitos de uma vez por todas. "Neste dia, a pessoa escolhe uma ou mais refeições calóricas do que as que costuma consumir.
Em geral, essa refeição livre não atrapalha a perda de peso, pois o organismo consegue voltar rapidamente para a queima de gorduras. Essa refeição livre pode ser feita em qualquer dia da semana e em qualquer horário, podendo ser encaixada em dias com eventos sociais como aniversários, casamentos e festas no trabalho.
Fugir da dieta um dia na semana não é aconselhável para quem deseja emagrecer. É preciso sempre seguir as orientações do médico e do nutricionista para trocar qualquer alimento da dieta. Conquistar hábitos de vida saudáveis e mantê-los é fundamental para garantir uma saúde equilibrada.
"Jaquei! E agora?" Como recuperar o foco depois de fugir da dieta
"Sim, a pessoa pode ter um dia para comer o que quiser, mas precisa ter foco e determinação necessários para conseguir voltar à rotina no dia seguinte. O processo tem que ser treinado, porque o começo de uma reeducação alimentar geralmente apresenta vários vícios.
Como encontrar um médico pelo Cremec?
Qual é a história do gato Tom Cat?
O que é uma ameaça da segurança?
Como e assistindo TV em inglês?
Qual é a importância do controle sanitário para a segurança dos alimentos?
Quando fazemos o teste de Babinski?
Qual é o singular de homem em inglês?
Como pontuar a frase hoje vou dormir cedo?
O que significa a palavra homogeneizado?
O que você tem feito pela sustentabilidade ou para reduzir seus impactos de consumo?
Como podemos proteger o solo usado na produção agrícola da erosão causada pela chuva?
Qual é a relação entre a antropologia e a educação?