As Instituições ou Organizações Religiosas são entidades que propiciam, aos interessados, a prática do culto e da fé. Aqueles que se tornam assíduos ou simpáticos a esta prática são chamados de membros, através dos quais estas Instituições se reportam à sociedade, como forma de manifestação e exercício de sua missão.
Como exemplos deste tipo de organização podem ser citados: Igrejas, Dioceses, Prelazias, Mitras, Ordens, Congregações, Institutos de Vida Consagrada, Institutos de Vida Apostólica e outras.
A função da instituição é fundamentalmente prática, pois programa o comportamento por meio da persuasão e reforço das crenças, e conduz o indivíduo a reproduzir comportamentos segundo as regras da instituição, identificando-a com a própria verdade.
A característica essencial da Organização Religiosa é ser constituída por pessoas que vivem, professam e se dedicam à vivência de uma religião, de uma crença, de uma espiritualidade e, através da meditação, da oração e de outras práticas próprias e peculiares segundo a opção pessoal e individual das pessoas.
Páginas na categoria "Organizações religiosas do Brasil"A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil.Aliança Cristã Evangélica Brasileira.Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Todo o Brasil.Associação Evangélica Brasileira.
34 curiosidades que você vai gostar
De janeiro de 2010 a fevereiro deste ano, 67.951 entidades se registraram na Receita Federal sob a rubrica de “organizações religiosas ou filosóficas”, uma média de 25 por dia. Ao levar em conta apenas os grupos novos, que não são filiais daqueles já existentes, o número é de 20 por dia.
Igreja, Templo, Terreiro, Loja, Círculo, Roça, Sinagoga, Mesquita, Encruzilhada, Centro: os espaços sagrados. Homens e mulheres de fé constroem locais para se conectarem com o divino.
Somado à hierarquia, à disciplina, ao fardamento, às continências e a suas tradições, os Centros de Instrução apresentam características comuns às instituições de ensino regular: calendários, currículos, avaliações, aprovações e reprovações, professores e alunos. Mas não é só isso.
Características das instituições sociais
As instituições sociais de socialização primária passam as regras de convívio e formação social, formas de linguagem, valores morais. Socialização secundária – são exemplos a escola, o trabalho e o Estado.
Quanto tempo demora para atualizar o software do Android?
Qual o CFOP para remessa de empréstimo?
O que é diversidade na educação?
Qual a origem da expressão meia boca?
O que são deduções para a contabilidade?
O que significa a palavra endógena?
O que significa zero em inglês?
Quantos litros tem 1m3 de oxigênio?
Para que serve a lentilha vermelha?
O que acontece se eu comer 800 calorias por dia?
Quanto rende 1 bilhão por mês na poupança?